sábado, 21 de junho de 2014

Notícias do Mundo e da Cultura

Número de refugiados supera o da época da 2ª Guerra Mundial
Ao todo, 51,2 milhões de pessoas foram forçadas a deixar as suas casas em vários países
“Beirute, Líbano - O ano de 2013 teve o maior número de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial, informou ontem a ONU. Ao todo, 51,2 milhões de pessoas foram forçadas a deixar as suas casas em vários países, 6 milhões a mais do que em 2012. O balanço inclui pessoas que cruzaram as fronteiras de suas nações e também as deslocadas dentro de seus próprios países. Os dados foram apresentados em Beirute, no Líbano, na ocasião do Dia Mundial dos Refugiados. A actual crise no Iraque — onde terroristas sunitas estão a tomar o controle de várias cidades — pode agravar ainda mais a situação. Só na semana passada, meio milhão de pessoas fugiu de Mossul, segunda maior cidade do país.
O Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur) calcula que a maioria dos deslocados no mundo (33,3 milhões) é de pessoas que fugiram de suas residências, mas permaneceram dentro de seus próprios países. Os conflitos na Síria, Sudão do Sul, República Democrática do Congo e República Centro-Africana contribuíram muito para o aumento. Somente a guerra civil síria, que já dura três anos, forçou a fuga de 9 milhões.
“Os conflitos multiplicam-se mais e mais. E, ao mesmo tempo, conflitos antigos parecem não acabar nunca”, afirmou António Guterres, alto comissário da ONU.
O país que ‘exporta’ mais refugiados ainda é o Afeganistão. Já o Paquistão, seu vizinho, é o que mais recebe deslocados — tem hoje cerca de 1,6 milhões. Devido à crise síria, Líbano, Jordânia e Turquia mantiveram suas fronteiras abertas. O Líbano hospeda no momento mais de 1 milhão de refugiados sírios, o que representa um quarto de sua população total. A pressão sobre habitação, educação e saúde tem causado tensões  num país cuja história recente foi marcada por conflitos.
Avanço de terroristas no Iraque
Mais de um milhão de iraquianos foram obrigados a deixar as casas neste ano, e a crise tende a  agravar-se diante dos avanços dos rebeldes do Estado Islâmico do Iraque e da Síria, informou a ONU. Além do meio milhão que fugiu na semana passada, outros 500 mil foram deslocadas da província de al-Anbar, onde os milicianos sunitas estão no comando desde o início de 2014.
“Com a crise humanitária, nem sempre é fácil chegar a todos eles”, disse a porta-voz do Acnur, Ariane Rummery. Algumas famílias em fuga se abrigam em quartos superlotados de hotéis, e outras vão para campos perto de postos de controle no Norte do país.
Enviada especial do Acnur, a actriz norte-americana Angelina Jolie visitou ontem, na Tailândia, um acampamento de refugiados vindos de Mianmar. O conflito interno no país, com lutas entre forças governamentais e grupos étnicos, é uma das grandes tragédias actuais."
mais informação:
POETAS XÁNATH CARAZA E NUNO JÚDICE NA CAL
27 de Junho de 2014
17h30
Casa da América Latina
Entrada livre
"A Casa da América Latina e o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL) organizam, para as 17h30 do dia 27 de Julho, uma sessão de poesia com a autora mexicana Xánath Caraza, com apresentação do poeta português Nuno Júdice e música de Ian Carlo Mendoza.
Pela primeira vez em Portugal, a poetisa e autora de contos recebeu em 2014 o prémio Beca Nebrija para autores. Foi finalista na edição de 2013 dos International Book Awards na categoria de Ficção Multicultural. O seu livro Conjuro foi considerado o segundo melhor livro de poesia em língua espanhola nos International Latino Book Awards de 2013.
Originária de Xalapa, em Veracruz, no México, viveu nos Estados Unidos (Vermont e Kansas City). É mestre em Linguagens Românticas e é Professora Assistente de Línguas e Literaturas Estrangeiras na Universidade do Missouri."
                                                                                                                   
Nova exposição de Edgar Martins
A Impossibilidade Poética de Conter o Infinito                                                                 De 27 de Jun a 7 de Set | Edifício Sede, Fundação Calouste Gulbenkian

Exposição                                                               
O Traço e a Cor                                                      
Desenhos e Aguarelas na Colecção Calouste Gulbenkian        
Conjunto de desenhos e aguarelas dos séculos XVI a XX que será mostrado pela primeira vez como um todo.
De 27 Jun a 21 Set | Museu Calouste Gulbenkian 


Fados e Tudo
A fadista é a comissária do programa 'Fados e Tudo', que começou no Teatro São Luiz, em Lisboa, e que até sábado junta o fado ao cinema, dança, poesia e humor.
Integrado nas Festas de Lisboa, o programa Fados e Tudo une nomes que vão dos fadistas Aldina Duarte, Camané ou Ricardo Ribeiro, ao humor de Ricardo Araújo Pereira, passando pelo cinema de Bruno de Almeida ou pelo piano de Júlio Resende.
"O humor, a poesia, a dança e o cinema, redescobrem-se na sua relação com o fado, património do mundo. Ou então, é o fado que se revê dançado, filmado, dito, glosado e também, claro, cantado e tocado", pode ler-se em comunicado.
Tanto na sala principal como no Jardim de Inverno do teatro uma mão cheia de fadistas junta-se "a um elenco de cúmplices numa série de momentos únicos, numa linguagem intimista e despojada".
Conheça aqui este programa, integrado nas Festas de Lisboa, comissariado por Aldina Duarte:
Quinta-feira:
Sala Principal às 21.00
Humor Livre - Carlos Vaz Marques e Ricardo Araújo Pereira juntam-se a Camané
Sexta-feira
Sala Principal às 21.00
Exibição do vídeo Fado Celeste, de Bruno de Almeida, criado para celebrar os 90 anos da fadista.
Exibição do documentário Fado Celeste de Diogo Varela Silva, com a participação de Celeste Rodrigues
Jardim de Inverno às 23.30
Júlio Resende apresenta o concerto Amália por Júlio Resende
Sábado
Sala Principal às 21.00
Seus amores, suas paixões - Os fadistas Ricardo Ribeiro e Fábia Rebordão vão unir-se ao Lisboa String Trio, formado por Bernardo Couto (guitarra portuguesa), José Peixoto (viola) e Carlos Barretto (no contrabaixo)”DN

A partir de Outubro, a Capela Sistina terá um novo sistema de climatização e de iluminação para ajudar a preservar os frescos de Miguel Ângelo. O resultado: em vez de 700 pessoas, o local passa a poder receber duas mil em simultâneo.
“Os novos sistemas de climatização e iluminação da Capela Sistina começaram hoje a ser instalados e as visitas ao local estarão proibidas até ao final das obras, em Outubro, confirmaram os Museus Vaticanos.
As mudanças na ventilação da sala visa preservar as pinturas de Miguel Ângelo de elementos nocivos como o pó, a transpiração e o dióxido de carbono deixados pelos milhares de turistas que todos os dias visitam a Capela Sistina.”DN

Sem comentários:

Enviar um comentário