sexta-feira, 6 de junho de 2014

Dia D, o início do fim

“Há sete décadas, a 6 de Junho de 1944, a Europa assistia ao desembarque das forças aliadas nas praias da Normandia, em França. Começava, assim, a derrocada do poderio alemão.
O “Dia D” colocou em marcha a ofensiva aliada que colocaria fim à II Guerra Mundial.
Mais de 150 mil soldados, de várias nacionalidades, desembarcaram na Normandia. Mais de 10 mil pereceram…
Para aqueles que participaram na operação “Overlord” a memória continua viva.
Será que o sacrifício valeu a pena? Os veteranos de guerra afirmam que sim. Hoje mais de 500 milhões de europeus vivem em paz… Uma harmonia conquistada pelos milhares de soldados que perderam a vida naquelas praias da Normandia, a 6 de Junho de 1944.” Euronews
“A cidade de Portsmouth, no sul de Inglaterra, tem um museu dedicado às operações de desembarque na Normandia, durante a segunda guerra mundial.
O evento é conhecido como “Dia D”, que é também o nome do museu inglês.
O historiador Andrew Whitmarsh afirma que a cidade de Portsmouth não foi escolhida ao acaso.
“A preparação para o dia D decorreu em toda a costa sul do Reino Unido e noutros sítios. Mas houve muitas coisas que se passaram localmente. Muitas das tropas envolvidas no desembarque reuniram-se nesta área e embarcaram em navios e descolaram em aviões a partir daqui. Os comandantes dos aliados reuniram-se em Southwick, algumas milhas a norte de Portsmouth, poucos dias antes do Dia D. Eles observavam o estado de tempo e tomavam decisões sobre o dia certo para lançar a operação.”, explicou o historiador Andrew Whitmarsh.
O museu destaca várias aspectos do desembarque, entre eles o papel desempenhado pelas mulheres durante a guerra. O trabalho fabril e outras actividades produtivas foram fundamentais para o sucesso da operação militar.
Frank Rosier participou no desembarque a 6 de Junho de 1944.
Aos 88 anos vem frequentemente ao museu para partilhar as suas memórias com as gerações mais jovens para que o passado não se repita.
“Há uma atitude de indiferença em relação à liberdade. No nosso país não estivemos sobre jugo exterior desde Guilherme de Inglaterra em 1066 e às vezes pensamos que isso cai do céu. É algo difícil de definir. Não tem cheiro, nem sabor mas se alguém nos tira a liberdade sentimo-lo imediatamente”, sublinhou o veterano de guerra.
Além da exposição permanente, este verão, o museu organiza um conjunto de actividades e homenagens em torno daquela que é considerada a maior invasão da história militar moderna.” euronews

En Direct, Le Débarquement
"Le débarquement allié a commencé dans la nuit. Après l'arrivée des parachutistes britanniques et américains, après le bombardement naval et aérien des défenses allemandes, les premières vagues de soldats, américains, ont atteint les plages de Normandie sous la mitraille (voir la première partie de notre direct). Pendant que les Britanniques, les Canadiens et les Français s'apprêtent à débarquer à leur tour sur Omaha Beach, le carnage est tel que le commandant de la force O demande l'arrêt des opérations..." Le Point

Sem comentários:

Enviar um comentário