domingo, 22 de junho de 2014

Ao Domingo Há Música

Despedida

Entre mi amor y yo han de levantarse
trescientas noches como trescientas paredes
y el mar será una magia entre nosotros.

No habrá sino recuerdos.
Oh tardes merecidas por la pena,
noches esperanzadas de mirarte,
campos de mi camino, firmamento
que estoy viendo y perdiendo...
Definitiva como un mármol
entristecerá tu ausencia otras tardes.
Jorge  Luis Borges,
 in "Fervor de Buenos Aires "(1923), Argentina


Há mulheres que nos marcaram e que marcaram para sempre o mundo pelo seu talento e força. Deixaram um rasto que perdura e revivifica nos caminhos da História.
A 4 de Outubro de 2009, os media anunciavam a morte da cantora argentina Mercedes Sosa. O jornal Público referenciava que Mercedes Sosa, (1935-2009),  cantora folk argentina , lutou contra as ditaduras fascistas na América do Sul com a sua potente voz,  convertendo-se numa lenda da música latino-americana. Apelidada "La Negra" - devido ao seu cabelo preto e à tez morena – Mercedes Sosa foi igualmente chamada de “voz de uma maioria silenciosa”, tendo sempre lutado pelos direitos dos mais pobres e pela liberdade política. Sosa dizia frequentemente ser uma mulher de esquerda, mas que a sua única vocação era a música. “Eu nasci para cantar”, disse numa entrevista em 2005. “A minha vida é dedicada a cantar, a encontrar canções e a cantá-las (...) Se eu me envolvesse na política, teria que negligenciar aquilo que é mais importante para mim, a canção folk”. Durante a sua carreira, Sosa recebeu uma série de galardões que lhe reconheceram a luta em prol dos direitos humanos, incluindo um Grammy Latino e um prémio da UNESCO."
Em 2001 declarou: “Não sou nova nem bonita, mas tenho a minha voz e a minha alma, que me sai quando canto”.
E todos eles , quando ainda  eram  novos, se juntaram  a  esta extraordinária mulher para dar voz a  uma das mais belas canções do seu repertório. 
Ouçamos, pois, Mercedes  Sosa, Chico Buarque, Caetano  Veloso, Milton Nascimento e Gal Costa  em “Volver a los 17”.

Sem comentários:

Enviar um comentário