sábado, 31 de maio de 2014

Alberto Costa e Silva, Prémio Camões 2014

Triste vida corporal

“Se houvesse o eterno instante e a ave
ficasse em cada bater d'asas para sempre,
se cada som de flauta, sussurro de samambaia,
mover, sopro e sombra das menores cousas
não fossem a intuição da morte,
salsa que se parte... Os grilos devorados
não fossem, no riso da relva, a mesma certeza
de que é leve a nossa carne e triste a nossa vida
corporal, faríamos do sonho e do amor
não apenas esta renda serena de espera,
mas um sol sobre dunas e limpo mar, imóvel,
alto, completo, eterno,
e não o pranto humano.” Alberto Costa e Silva

“O escritor e historiador Alberto Costa e Silva, de 82 anos, «ficou pasmo» quando soube ter sido distinguido com o Prémio Camões, pois «está mais habituado a ser a júri», contou à Lusa o escritor Romano de Sant'Anna.
Affonso Romano de Sant'Anna, autor brasileiro que presidiu o júri desta edição do Prémio Camões, dava conta à Lusa da reacção do escritor, historiador e diplomata, antigo embaixador em Lisboa, quando soube por telefone que tinha sido distinguido.
Sant'Anna realçou o facto de Costa e Silva ter sido um «homem que trabalhou nos três continentes [América, África e Europa]», e sublinhou que esta distinção «reforça a presença da Língua Portuguesa no mundo».
O escritor salientou a «modéstia, integridade e honestidade» do carácter do distinguido, a quem se referiu como «uma pessoa generosa».
O júri, numa curta declaração, apresentou Costa e Silva como «poeta, memorialista, ensaísta, historiador e destacado especialista da história de África».
A sua ligação com o continente africano foi enfatizada por vários membros do júri. O escritor angolano José Eduardo Agualusa lembrou a poesia de Costa e Silva, composta quando foi diplomata em Lagos, na Nigéria, que «remete para África», e salientou o seu trabalho historiográfico sobre a escravatura, «ao qual nenhum africano pode passar ao lado».
O embaixador do Brasil em Portugal, Mário Vilalva, que esteve presente, esta sexta-feira, na cerimónia de anúncio do vencedor do Prémio Camões, asseverou que Costa e Silva «teve um importante papel na reaproximação do Brasil a África, no processo de democratização, depois da Ditadura no Brasil», que terminou em 1985.
O escritor moçambicano Mia Couto, que fez parte do júri, e que foi o distinguido no ano passado, realçou que Costa e Silva, através dos seus trabalhos de investigação, «resgatou a memória dos laços entre África, o Brasil e Portugal, mas com arte e elegância».
«É o trabalho de alguém que se encaminha pela história, mas com qualidade literária», disse.
O júri, que lhe outorgou o prémio, no valor de 100.000 euros, por unanimidade, salientou que «a obra de Alberto Costa e Silva é também uma contribuição notável na construção de pontes entre países e povos de Língua Portuguesa».
Os jurados Mia Couto, Rita Marnoto, José Carlos Vasconcelos, Affonso de Sant’Anna, António Carlos Secchin e José Eduardo Agualusa sublinharam que, «mantendo a elevada qualidade literária em todos os géneros que [Costa e Silva] praticou, a sua refinada escrita costurou uma obra marcada pela universalidade».
«Lendas do índio brasileiro», «Perfis Brasileiros», «Livro de linhagem», «Linhas da mão» são algumas das obras de Costa e Silva.
O autor publicou diversos livros sobre África, designadamente «A enxada e a lança» (1992), «A manilha e o libambo» (2002), «Um rio chamado Atlântico» (2003) e «Francisco Félix de Souza, mercador de escravos» (2004), assim como «Um passeio pela África» e «A África explicada aos meus filhos», que escreveu para os mais novos.
Em 2009, publicou «O quadrado amarelo», que reúne textos sobre arte e literatura, «cruzando referências populares e eruditas, recorrendo à memória e às suas experiências de viagem», segunda a editora brasileira Companhia das Letras.
Além de «Poemas reunidos» (2000), publicou dois volumes de memórias, «Espelho do Príncipe» (1994) e «Invenção do desenho» (2007).
Organizou as colectâneas «Poemas de amor de Luís Vaz de Camões» (1998) e «Antologia da poesia portuguesa contemporânea», com o ensaísta Alexei Bueno, em 1999.
Com a investigadora Lilia Moritz Schwarcz, dirigiu a edição das obras completas de Jorge Amado, para a Companhia das Letras.
Natural de São Paulo, é membro da Academia Brasileira de Letras, que presidiu entre 2002 e 2003, e sócio correspondente da Academia de Ciências de Lisboa, entre outras instituições às quais pertence, como o PEN Clube do Brasil e Instituto Histórico Geográfico do Brasil.
Diplomata de carreira, serviu Brasília em várias partes do globo, designadamente em Lisboa, Madrid, Roma, Bogotá e Assunção.
O escritor que é 11.º brasileiro a ser distinguido com o Prémio Camões, nestas suas 25 edições, e foi já agraciado por Portugal, nomeadamente com a grã-cruz da Ordem do Infante, do Militar de Santiago da Espada e do  Militar de Cristo”. Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário