sexta-feira, 25 de abril de 2014

Quadragésimo ano de Abril

Neste dia, os jornais saíram sem censura . Todos o acusavam, com euforia. Escrever sem limitações , foi um novo exercício . A escrita tinha criado os seus caminhos sinuosos  e defensivos. Escrevia-se tudo sem nada dizer. Dar voz à liberdade é quase como abrir as cortinas da janela e cegar pelo sol que , repentinamente,  entra. Mas um dia de Sol, após uma tenebrosa noite, é  um festim único. Celebrá-lo é uma exigência . E foi o que se fez no dia 25 de Abril de 1974. A festa começou nas ruas, quando se descobriu o raiar de uma nova alvorada.
Muitos escritores escreveram sobre Abril.  Há textos soberbos. Baptista Bastos é autor de um dos textos  que mais me toca pela pujança das palavras, pela riqueza  das imagens e pela beleza da poesia  que nele habita.
Ao excelente escritor e jornalista apresento a minha homenagem de Abril, transcrevendo esse excepcional registo.
CONTAR DE  ABRIL
" Contarás de Abril o assombro, o desassossego, as súbitas visões de beleza longamente sonhadas, o assanhamento da hora vesperal; o renascer, meu e teu.Contarás de Abril instantes serenos, salivados de paz, o perfil de casas, as ruas  docemente nossas que rimam connosco, as ternuras vagabundas, a utilidade dos gestos, o murmúrio discreto e comovido. Contarás de Abril instantes serenos, salivados de paz, o perfil de casas, as ruas docemente nossas que rimam connosco , as ternuras vagabundas, a utilidade dos gestos, o murmúrio discreto e comovido. Contarás de Abril os gritos, as imprecações, as cóleras, o idioma ressurecto na fraternidade de frases efusivas, no estertor. Contarás de Abril aquele haver viagem, aquele cheiro antigo de chuva de infância, a peca sombra, o chouto curto, o bêbado de rua que te assustou, temulento, a frugal manhã. Contarás de Abril o lado esquerdo da madrugada; cíclicos, os sismos: o chão em fissuras laceradas; de vagarosa, a capa da terra a recobrir o oco, as galerias naturais do ódio, onde rebramia o mar, sobre o qual haviam colocado o pinho e pedra e reconstruído a cidade, longa história de uma frustração. Contarás de Abril, os passos. Contarás de Abril , os sons , ínsitos na paisagem nocturna, nas betesgas. Contarás de Abril que me viste trajado de briche e holandilha, seteira ao ombro, num baixel de antigamente, soletrando palavras felizes, sem direcção nem sentido, como tudo o que é feliz. Contarás de Abril, aos meus filhos, filhos teus, que os meus olhos míopes, ardidos, urbanos, ficaram cheios de um ofício de dizer coisas singelas, humildes e absurdas: como amor, liberdade Contarás de Abril os idos, e os que voltaram; os que ficaram e ficam. Contarás de Abril as pequenas pilhas de palavras, armazenadas numa necessidade que inventei; e as nossas almas ledas e limpas; e os braços que se estendem a outros abraços; e a cordialidade de anotarmos em nome, um número, uma flor; e os balaios sem reticências de mágoas, cheios, os balaios,  de trissos de aves, de pássaros remotos de que ignorávamos a voz ou havíamos esquecido o toque e a fímbria. Contarás de Abril que na nossa terra já não nos dói a velhice e que os rios são todos nossos e íntimos e claras e livres. Contarás de Abril a espessura mágica, o punho reflexo, o dia de água, a lágrima, a vontade de sermos e de estarmos, o límpido grito, a forma inconsútil, o beijo proliferante, o vermelho e a brisa, as bambilenas vagantes nos sopros, o livor das coisas, a maravilha discreta de assear a vida, o caminhar, os semideiros, os rostos nesta dócil pausa e neste imenso perdão. Contarás de Abril as casas de mil sóis, a imponderável descoberta dos sussurros, a brancura inadiável da perseverança, o resplendente varar dos dias, a feira alvoraçada das horas. Contarás de Abril  a visão e o visto. Contarás de Abril as mãos dadas. Contarás de Abril o renascer da essencial frescura.
Contarás de Abril.
Contarás , meu amor." 
Baptista-Bastos , " Contar de Abril", in " Textos de Escritores Comunistas", Edições Avante

2 comentários:

  1. Um abraço carinhoso ao Povo Irmão Lusitano nesta data tão querida!
    https://www.youtube.com/watch?v=hdvheuHhF2U

    ResponderEliminar
  2. Outro abraço grato para vós.
    É um prazer registar a vossa visita.

    ResponderEliminar