segunda-feira, 14 de abril de 2014

Promessas imperfeitas


Sangue
3.
Escrevo estes versos de grãos de terra na mão: eis a prova.
Tenho a certeza dos passos. Todos temos. Só no mais diferimos.
Era uma longa subida. Era a certeza
da nossa própria emigração. A mais bela,
a mais funda companhia. A perfeita igualdade do transporte
foi amassada em três quedas. Um braço, outro braço, um corpo
e a longa subida."
Pedro Tamen, in " o sangue, a água e o vinho ", Livraria Morais Editora, 1958
Um Fado: Palavras Minhas

Palavras que disseste e já não dizes,
palavras como um sol que me queimava,
olhos loucos de um vento que soprava
em olhos que eram meus, e mais felizes.

Palavras que disseste e que diziam
segredos que eram lentas madrugadas,
promessas imperfeitas, murmuradas
enquanto os nossos beijos permitiam.

Palavras que dizias, sem sentido,
sem as quereres, mas só porque eram elas
que traziam a calma das estrelas
à noite que assomava ao meu ouvido...

Palavras que não dizes, nem são tuas,
que morreram, que em ti já não existem
— que são minhas, só minhas, pois persistem
na memória que arrasto pelas ruas.

Pedro Tamen, in “Tábua das Matérias”, Círculo dos Leitores

Nota Bio-Bibliográfica de PEDRO TAMEN
"Pedro Tamen nasceu em Lisboa, em 1934, é casado e licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa. Entre 1958 e 1975 foi director da prestigiosa editora Morais, entretanto desaparecida. Entre 1975 e 2000 foi administrador da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi presidente do PEN Clube Português (1987-90) e membro da Direcção e presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Escritores.
Possui a grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique, a comenda da Orden del Merito Civil (Espanha) e o grau de oficial da Ordre National du Mérite (França).
A sua poesia, quando reunida na sua maior parte em Tábua das Matérias (1956-1991), foi galardoada com o Prémio da Crítica e com o Grande Prémio Inapa de Poesia. Aos livros Horácio e Coriáceo (1981) e Guião de Caronte (1997) foram atribuídos, respectivamente, os prémios D. Diniz e Nicola. Memória Indescritível (2000) recebeu os prémios Bordalo da Imprensa e do PEN Clube. Reuniu em 2001 uma colectânea actualizada de toda a sua poesia publicada até então (Retábulo das Matérias) e, posteriormente, em 2006, o livro Analogia e Dedos, a que foram atribuídos os prémios Luís Miguel Nava e Inês de Castro. Em 2010 publicou O Livro do Sapateiro (a que foi atribuído o Prémio «Correntes d’Escritas – Casino da Póvoa» e o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores). Em 2011, Um Teatro às Escuras e em 2013 Rua de Nenhures. Está representado na generalidade das antologias de poesia contemporânea portuguesa. Tem poemas traduzidos e publicados em francês, inglês, espanhol, italiano, alemão, neerlandês, sueco, húngaro, romeno, checo, eslovaco, búlgaro e letão.
Tem desenvolvido uma intensa actividade de tradutor literário e obteve em 1990 o Grande Prémio da Tradução. Foi duas vezes finalista do Prémio Europeu de Tradução. Em 2011 recebeu o Prémio Especial Tradutor, integrado nos Prémios de Edição Ler/Booktailors". Site de Pedro Tamen ( adaptado)

Sem comentários:

Enviar um comentário