quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Morreu o poeta angolano Mendes de Carvalho


"Eu sou o único pUeta de kimbundu
que se escreve com “U”
no primeiro ano da independência
porque com “O” seria um pUeta com boca fechada
e não gritaria o “VIVA ANGOLA”..." Agostinho André Mendes de Carvalho (Uanhenga Xitu)


Agostinho André Mendes de Carvalho “Uanhenga Xitu” ,  morreu  esta  quinta-feira,  13  de  Fevereiro,  em Luanda, vítima de doença. 
“O Bureau Político do MPLA cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento do camarada Agostinho André Mendes de Carvalho “Uanhenga Xitu”, nacionalista, combatente da luta pela independência nacional de Angola e distinto militante do partido”, diz o comunicado enviado a nossa redação.
André Mendes de Carvalho, tinha 89 anos de idade, era enfermeiro de profissão e exerceu, clandestinamente, nas células do MPLA, actividades políticas, visando a independência de Angola, tendo sido preso, julgado no conhecido Processo dos 50, em 1959, e condenado pelas então autoridades coloniais portuguesas, a 12 anos de prisão maior, a medidas de segurança de seis meses, a três anos prorrogáveis e a perda de direitos políticos, por 15 anos.
O comunicado do partido no poder informa que depois da proclamação da independência nacional de Angola, em 11 de Novembro de 1975, exerceu, entre outras, as funções de ministro da Saúde, de Comissário Provincial de Luanda, de embaixador na Alemanha e de deputado, pelo MPLA, à Assembleia Nacional.  
Indica que Mendes de  Carvalho, de nome literário Uanhenga Xitu, foi, também, um eminente contador de estórias populares, em que vincou, como preocupação primária, o estabelecimento de uma ligação directa com o povo, valendo-lhe a atribuição, em 2006, do Prémio Nacional de Cultura e Artes, entrando, assim, na galeria dos melhores autores da história literária do país."13-02-2014 | Fonte: AngoNoticias

Sem comentários:

Enviar um comentário