sábado, 1 de fevereiro de 2014

Livros e eventos culturais

A cantora portuguesa Guida de Palma junta-se ao pianista Luís Barrigas e ao contrabaixista Filipe Martins para uma Viagem pelas 3 Américas. Pela primeira vez na Casa da América Latina, os três músicos vão homenagear algumas das principais cantoras latino-americanas, entre as quais a argentina Mercedes Sosa, a chilena Violeta Parra e a peruana Yma Sumac. O concerto será uma viagem de Norte a Sul do continente americano através de três autores portugueses, cuja formação e percurso profissional incluem uma componente internacional. Saiba mais sobre o concerto.
Algumas das canções que serão interpretadas no concerto:



Exposição antológica que abrange vinte anos de produção de Rui Chafes, um dos mais importantes artistas da sua geração e figura de destaque do movimento de retorno à escultura que se verificou nos finais do século XX CAM -Fundação Calouste Gulbenkian

A ECONOMIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS URBANOS
Protesto e Revolta em Maputo e no Rio de Janeiro de Hoje
O novo ciclo de debates do Programa Gulbenkian Próximo Futuro tem como tema Novos Poderes. O primeiro será dedicado aos recentes protestos em Maputo e no Rio de Janeiro.
Linguagem e Silêncio de George Steiner, publicado pela Gradiva. 
"Como considerar o poder e a utilidade da linguagem sabendo-se como foi usada para transmitir as falsidades mais ignominiosas nos regimes totalitários, ou serviu a demagogia repelente nas nossas democracias de consumo de massas? Como irá a linguagem reagir à exigência, cada vez mais premente, de um discurso preciso como a matemática e a notação simbólica? Estaremos a sair de uma era histórica de primazia verbal – a sair do período clássico da expressão escrita – e a entrar numa fase de linguagem decadente, de formas «pós-linguísticas» e talvez mesmo de silêncio parcial? Estas são algumas das questões fulcrais, em cada dia mais gritantes, que Steiner aborda neste livro, na sua prosa elegante e com a sensibilidade, a inteligência, a argúcia, a singularidade que todos lhe reconhecem.Uma análise extraordinariamente inteligente, brilhante, um desafio à reflexão, sobre as condições estranhas que a escrita moderna criou a si própria [...]»
A Rapariga que Roubava Livros de  Markus Zusak  editado pela Presença.
«Uma história luminosa e deslumbrante, foi agora adaptada ao grande ecrã, num filme rodado em Berlim pela Twentieth Century Fox, com a realização de Brian Percival e a participação dos actores Geoffrey Rush e Emily Watson.»
"Nove Histórias" de  J. D. Salinger , editado pela Quetzal, saiu a 24 de Janeiro
«Nove Histórias reúne alguns dos contos mais célebres de J. D. Salinger, como Um dia ideal para o peixe-banana e Para Esmécom amor e sordidez. Publicado originalmente em 1953, o livro foi conquistando o estatuto de clássico das letras norte-americanas e de influência fundamental para as novas gerações de escritores.»
Antologia Poética de  Miguel Torga , publicado pela Ed. Dom Quixote, saiu a 28 de Janeiro.
«Preparada e organizada pelo próprio autor, esta antologia, cuja 7.ª edição aqui se apresenta, reúne o essencial da obra poética de Miguel Torga que, no prefácio da mesma, se dirige assim ao leitor:
Querido Leitor:
Gostaria de conversar contigo alguns momentos no pórtico desta antologia. Para já, quero que saibas que hesitei muito antes de me decidir a organizá-la. Perguntava a mim mesmo se seria legítimo desirmanar cada um dos poemas que nela agora figuram dos outros com que emparelham em livros entendidos como unidades redondas. Temia, além disso, a precariedade do critério que os escolhesse. Nem sempre um autor é bom juiz em causa própria. […] Mas como a minha vida é um extenso rol de perplexidades e nunca saí de nenhuma em perfeita paz de espírito, resolvi averbar à conta mais uma parcela e levar a empresa por diante. É que, contra todas as razões, seduzia-me a perspectiva de reviver o longo caminho órfico que iniciei às cegas, calcorreei a tactear e estou em vias de concluir de olhos abertos, no espanto de quem vê finalmente, a plena luz, a fundura dos abismos a que desceu.
»


Chegou, em Dezembro de 2013, às livrarias, o novo livro de Filipe Marinheiro intitulado “Silêncios” editado pela Chiado Editora. A obra reúne cerca de 270 poemas inéditos, em 378 páginas.

Sem comentários:

Enviar um comentário