segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

CORRENTES D'ESCRITAS 2014

Póvoa de Varzim, 14.02.2014 - O 15º Correntes d’Escritas – Encontro de Escritores de Expressão Ibérica – decorre de 20 a 22 de Fevereiro com janela aberta para o mar. " É que as acções concentram-se, este ano, no Axis Vermar Conference & Beach Hotel, com localização privilegiada na praia da Póvoa de Varzim.
Correntes espalham a escrita também pela rede social facebook
O Vereador da Cultura, Luís Diamantino, afirmou que a programação do evento apresenta “sempre uma coluna vertebral nos acontecimentos”, e ao completar 15 anos, “mantivemos as mesas, as idas às escolas e as escolas que vêm até nós, o teatro, as exposições, a Revista, tudo isso acontece”. Mas também há inovações, sendo uma delas as plataformas de divulgação e informação do evento: este ano também no facebook.
O acompanhamento constante na rede social com a informação e, claro, as emoções, os sentimentos, as imagens e pontos de vista. Faça já GOSTO…
Um dos momentos marcantes é a Conferência de Abertura, pela qual já passaram muitas personalidades. O convidado desta edição é o Professor Doutor Adriano Moreira que vai abordar a temática “A Língua e o Saber” (às 15h00, no Centro de Congressos do Hotel Axis Vermar).
O evento vai contar com a participação de mais de 60 escritores, todos eles com presença “de forma graciosa e com uma entrega total”. Para além de que esta edição mantém os quatro Prémios Literários, cujos vencedores serão anunciados no dia 20 de Fevereiro, às 11h00, na Cerimónia de Abertura do evento, no Casino da Póvoa.
Logo a seguir à sessão de abertura, pelas 12h30, será inaugurada a exposição “As palavras em liberdade na colação de E.M. de Melo e Castro”, no Museu Municipal (em colaboração com a Fundação de Serralves). Às 17h00, já no Axis Vermar, há lançamento de livros, seguindo-se a Mesa 1 (“Pensamentos não são correntes de ninguém”). Às 19h30, uma inovação – 30’ à Conversa. À noite, às 21h30, nova sessão de lançamento de livros. O Cineclube Octopus exibe às 21h45 o documentário “Autobiografia: um filme sobre Mário Cesariny”, de Miguel Gonçalves Mendes. Às 22h00, Artur do Cruzeiro Seixas e Isaque Ferreira fomentam a conversa (2 à conversa) e o dia termina (a partir das 23h00), com sessão de leituras.
Do programa constam acções que já compõem a linha de base do Encontro, como as Mesas de debate, visitas às escolas, lançamentos de livros, exposições e outras realizações paralelas. Mas também são incluídas novidades numa edição marcante de 15 anos: Conversas a 2. Sempre envolvendo autores e livros.
Assim, nestes encontros, 2 à Conversa põe frente a frente dois escritores que desafiam as palavras e o tempo de forma livre. E, aproveitando a reedição de três obras no evento, dois autores vão estar 30 minutos à conversa, como será o caso de Eduardo Lourenço e Almeida Faria, a propósito do livro Lusitânia.
O Correntes contempla ainda na programação o lançamento de 13 novas obras, e dois projectos, uma revista – FLANZINE –, que ainda não completou um ano de vida, e uma editora –Cama-de-gato (no dia 19, às 22h30, no Hotel Axis Vermar). As Correntes já acontecem a partir do dia 19, com as palavras a soarem itinerantes no Passeio Literário pela cidade. É às 11h00, o projecto “Três vozes transeuntes nas ruas da Poesia”, com Isaque Ferreira, João Rios e Renato Cardoso. Também está marcado o lançamento de livros, às 21h30, e ainda as leituras, às 23h00, no Axis Vermar.
A Revista Correntes d’Escritas 2014 dedica as suas páginas a Maria Teresa Horta.
Poderá visualizar ou imprimir o dossier de comunicação, disponível no portal municipal.
E todo o acompanhamento informativo do 15º Correntes d’Escritas será actualizado em http://www.cm-pvarzim.pt/go/correntesdescritas". CMPV

Sem comentários:

Enviar um comentário