domingo, 2 de fevereiro de 2014

Ao Domingo Há Música

"MEDITO o meu fado estranho:
Canto, e sei lá porque canto?...
Canto, porque nada tenho
Melhor que o dom de cantar...
E canto, por me animar
Contra o silêncio, o vazio
Da minha vida frustrada 
E o frio 
Que anda em meu ser,
- Como quem, noite fechada,
Por escorraçar o mêdo
Levanta a voz a tremer..."
José Régio,  " FADO-CANÇÃO", in " FADO , Versos de José Régio e Desenhos de Júlio", Edição fac-simile comemorativa dos 500 Anos da Biblioteca da Universidade de Coimbra, 2013


O Fado foi quase uma canção proscrita, durante o período inicial da Revolução de Abril. Quando se tenta  proscrever qualquer forma de Arte , a derrota da batalha acontece num tempo longo ou curto, conforme o peso da obra que se persegue. Vitorioso, o Fado, ressurgiu reforçado por diferentes vozes e vestido de  outras roupagens.
Ei-lo acompanhado ao piano, pelas mãos virtuosas de Júlio Resende, um destacado pianista português de jazz. Em parceria com algumas novas vozes ou recuperando a voz maior de Amália Rodrigues, os concertos de Júlio Resende  são um reiterado  deslumbramento pela beleza com que reinventam o Fado ao  associar-lhe os sons que marcam o Jazz

Aldina Duarte e Júlio Resende numa primorosa interpretação de  "Alfama"   no   primeiro concerto, junto ao Tejo, no restaurante/café/bar Vinyl.

Júlio Resende num dueto com Amália Rodrigues, no Fado "Medo". Momentos de puro prazer.

" Antes de quê" com Aldina Duarte,  no Bar Vinyl .Uma interpretação perturbante.

O piano e o talento de Júlio Resende em " Fado" (Gaivota).Excelente simbiose.


Sobre um Álbum de Júlio Resende escreveu-se:
"Eis uma obra que consagra o talento de Júlio Resende. Uma obra que não apenas revela os seus dotes de improvisador mas também confirma a sensibilidade das suas composições e opções temáticas"
In Jornal EXPRESSO, Fev.2011, por Raul Vaz Bernardo

"This is an album I fell in love with after the first listen.
Julio Resende is one that I believe if you need something different in your jazz catalogue right now, You Taste Like A Song is the album to purchase. Highly Recommended."
In JazzWrap, Maio 2011,Stephan Moore

Sem comentários:

Enviar um comentário