quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Ingmar Bergman



Ciclo - Ingmar Bergman 

"2014 iniciou-se com um ciclo de cinema dedicado a um dos maiores nomes da História do Cinema. Dezassete longas-metragens de INGMAR BERGMAN - dez dos filmes em versão restaurada serão exibidas em Lisboa e no Porto..
BERGMAN, que iniciou a sua carreira como argumentista, notabilizou-se como um dos mais relevantes e influentes cineastas mundiais. “O Sétimo Selo”, “Cenas da Vida Conjugal”, “Lágrimas e Suspiros” ou “Fanny e Alexandre” são apenas alguns dos filmes que cimentaram o seu estatuto como um mestre do cinema mundial, e que poderão ser vistos nesta programação. O cineasta sueco morreu em 2007, na ilha de Fårö.
A partir de 20 de Fevereiro, estão previstas sessões no Teatro do Campo Alegre, no Porto, no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, no Theatro Circo de Braga, no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, no auditório Charlot, em Setúbal, e no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz.
Ingmar Bergman, também considerado um dos mestres do cinema europeu, realizou, ao longo da sua extensa carreira, mais de 40 filmes, entre os quais "Um Verão de Amor" (1951), "O Sétimo Selo" (1957), "Morangos Silvestres" (1957), "Em Busca da Verdade" (1961), "Lágrimas e Suspiros" (1972) "Sonata de Outono" (1978) e "Fanny e Alexandre" (1982).
Todos estes títulos integram o ciclo da Medeia Filmes, aos quais se juntam, por exemplo, "A Prisão" (1949), "Sorrisos de uma noite de verão" (1955) e "Mónica e o desejo" (1953).
"Saraband" (2003), o último filme de Bergman, ficou de fora.
A par da obra cinematográfica, Bergman foi durante toda a vida um homem de teatro, tendo encenado numerosas peças, nomeadamente as do seu ídolo de juventude, August Strindberg.
O cinema, no entanto, foi o seu meio de expressão de eleição. "Fazer filmes é para mim um instinto, uma necessidade como comer, beber ou amar", declarou em 1945.
Em 1955 alcançou o seu primeiro êxito internacional com a comédia "Sorrisos de uma noite de Verão", mas, a partir do final dessa década, os seus filmes tornaram-se cada vez mais sombrios, mostrando casais em crise ou seres amargurados pela ausência de Deus.
Cineasta das mulheres, como alguns o consideravam, proporcionará os seus mais belos papéis a actrizes como Maj Britt Nilsson, Bibi Andersson, Harriet Andersson, Eva Dahlbeck, Ulla Jacobsson e Liv Ullmann.
Desde as primeiras obras até aos seus filmes mais aclamados, os primeiros meses de 2014 espelharão a mestria de INGMAR BERGMAN, através das obras mais notáveis." Fonte:Medeia filmes e DN (adaptado)

Sem comentários:

Enviar um comentário