quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

"Nós, os de Orpheu"

Revista Orpheu e modernismo português recordados em Lisboa
"O artista plástico Júlio Pomar, o ensaísta José-Augusto França e o musicólogo Mário Vieira de Carvalho participarão, hoje, quinta-feira, num colóquio em Lisboa sobre o início do Modernismo em Portugal, com a revista Orpheu.
 "Nós, os de Orpheu", com coordenação de Teresa Rita Lopes, acontecerá, hoje, quinta-feira, na Academia das Ciências, em Lisboa, associando-se ainda aos 120 anos do nascimento de Almada Negreiros.
O colóquio abordará diferentes perspectivas, artes plásticas, poesia, ficção, música, do movimento cultural desencadeado com a revista Orpheu, no início do século XX, tendo Almada Negreiros, Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, entre os seus protagonistas.
Teresa Rita Lopes, investigadora da obra de Pessoa, abordará precisamente aquele "triângulo de Orpheu", com o poeta de "A Mensagem", Sá-Carneiro e Almada Negreiros.
Eugénio Lisboa falará de "Orpheu em África", Júlio Pomar sobre os artistas plásticos presentes naquela revista, como Amadeo de Souza Cardoso e Santa Rita Pintor, e Mário Vieira de Carvalho, sobre a música dos modernistas.
Anabela Almeida, Ana Rita Palmeirim, João Bigotte Chorão, António Valdemar e José-Augusto França, que recordará o centenário da publicação de "A engomadeira" (1915), texto de Almada Negreiros, são outros dos convidados deste colóquio, que incluirá ainda uma exposição iconográfica e um almoço "orphaico".
A Orpheu foi uma revista luso-brasileira de literatura nascida em 1915, um ano depois do começo da primeira guerra mundial, e da qual foram publicados apenas dois números, dirigidos por Luiz de Montalvor, para Portugal, e Ronald de Carvalho, para o Brasil - o 1.º volume -, e por Fernando Pessoa, com Mário de Sá Carneiro, o segundo.”Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário