terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Crónica de Inverno

CRÓNICA DE INVERNO
Por Eugénio Lisboa
"No dia 15 de Julho de 1960, por ocasião da Convenção do Partido Democrático, J. F. Kennedy cunhou uma frase para a eternidade: “Estamos na orla de uma Nova Fronteira.” Hoje, nesta passagem de 2013 para 2014, estamos também na orla de uma Nova Fronteira, mas é a fronteira que nos separa do inferno. Não vale a pena enganar quem nos lê, vendendo-lhe a moeda falsa de uma esperança enganadora. Dizia um anónimo que um optimista é alguém que pensa que o futuro é incerto. Ora nós não cremos que o futuro, tal como se desenha, com os dados que temos, seja um futuro incerto: é, pelo contrário, um futuro certo e, por sinal, bem negro. Porque é um futuro de pobreza, sem esperança. Diz um provérbio que um homem a afogar-se se agarra a uma palha. Nós assistimos hoje a toda uma sociedade com História, a afogar-se sem ter uma palha a que se agarrar. A esperança, mesmo remota, costumava ser essa palha. Mas um governo de depredação e de pilhagem sem escrúpulos tem estado determinado a surripiar até essa pífia bóia de salvação: uma esperança, mesmo pouco fundamentada. As pessoas, de tanto sofrerem, deixaram de acreditar. Um autor francês célebre observou um dia, com cinismo cauterizante, que o futuro já não era o que costumava ser. Ele parece, agora, simplesmente não existir. De há dois anos e meio para cá, assistimos à execução exemplar do que há de pior nos manuais da governação: a mentira, a falta de escrúpulos, a violência, a opressão, o empobrecimento programado, o enriquecimento escandaloso e obsceno de poucos.
Governar teve, quase sempre, má imprensa e má literatura. Já Voltaire, “gamin” pouco domesticável, observava que “em geral, a arte de governar consiste em tirar tanto dinheiro quanto possível a uma parte dos cidadãos, para o dar a outra parte” (em geral, tirar aos que já pouco têm, para dar aos que já têm demasiado). Kin Hubbard assanhava o tom assassino, quando dizia: “Governar é uma espécie de pilhagem legalizada.” E o grande Tolstoi, do alto da sua santa iconoclastia, gostava de não medir por aí além as palavras: “Governo é uma associação de homens que exercitam a violência sobre o resto de nós.” Foi assim no tempo dos czares e foi assim no tempo dos czares que vieram depois – mesmo aqueles que falavam em nome do povo.
Não vivemos num mundo em que falte o dinheiro: o que se passa é que há cada vez menos pessoas a terem a posse de uma fatia cada vez maior desse dinheiro (não por mérito, mas por manha maligna). Dizia Cervantes, no seu Don Quixote, que “só há duas famílias no mundo: os que têm muito e os que têm pouco.” No entanto, depois dele e por algum tempo, as coisas deixaram de ser assim: havia alguns que tinham muito, havia bastantes que tinham alguma coisa e havia também bastantes que tinham pouco. Os governos actuais andam, com eficácia, a destruir o grupo do meio – os bastantes que tinham alguma coisa – transferindo-os para o grupo dos que não tinham quase nada ou mesmo nada. Esta pobreza crescente tem sido causada, paradoxalmente, pelo muito dinheiro que há nas mãos de muito poucos! O dinheiro tem tomado de assalto todas as conquistas mais notáveis do século XX: trabalho, educação, saúde, recreio... Dizia Cicero, qui s’y connaissait, que “não há fortaleza tão forte que o dinheiro não possa tomar de assalto.” Tudo se torna negócio, para quem é provido de dinheiro e desprovido de escrúpulos (nem precisa de ser provido de muita inteligência: ao contrário da crença em vigor, não é preciso ter muita inteligência para enriquecer – uma combinação bem doseada de astúcia e falta de escrúpulos é amplamente suficiente). O dinheiro permite todas as vitórias para uns poucos e todas as derrotas para os muitos mais. Tudo se torna negócio: a educação, a saúde, o bem-estar... O dinheiro toma conta de tudo, até da verdade, amordaçando-a ou pervertendo-a. Arthur Balfour, mais tarde Lord Balfour, que foi primeiro ministro britânico, ao qual se deve a famosa “Declaração Balfour”, que está na origem da criação do Estado de Israel, não era peco a falar: as suas “tiradas” são famosas (por exemplo: “A lucidez de estilo de Asquith é positivamente uma desvantagem, quando ele não tem nada a dizer”) e uma delas rezava assim: “Nada deve impedir a verdade, salvo uma substancial soma de dinheiro.” É isto que tem sido a bíblia e a medalha de toda a praga neoliberal que nos governa por esse mundo fora. Uma praga que se considera cristã, mas para quem o espírito do cristianismo é letra morta. Dizia o dramaturgo irlandês, George Bernard Shaw, com a ferina acutilância que o caracterizava, que “o cristianismo talvez fosse uma coisa boa, se alguma vez tivesse sido experimentado.” Infelizmente, o neoliberalismo que impera, infecta e destrói todo o tecido social é a negação mesma do espírito cristão.
A pobreza é um mal, não é um vício. Pode e deve ser combatida com energia e eficácia, sob pena de toda a sociedade ruir. Dizia alguém que a melhor maneira de ajudarmos os pobres é não nos tornarmos um deles. É essa realmente a via. Como? Não quero terminar esta crónica de fim de ano, em estado de negra negação. Há de facto uma via – e só uma: dar luta continuada e sem quartel à gente que nos governa – e não só em Portugal. Lutar, dizer não, não e não, até nos ouvirem: quer gostem, quer não gostem (e, seguramente, não vão gostar). Nós somos muitos e isto é uma força!"
                                                                      Eugénio Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário