sábado, 14 de dezembro de 2013

Assim vai o Mundo

Michelle Bachelet: entre “os mercados” e o clamor das ruas 
 Por Frederico Füllgraf,  de Santiago do Chile
"A poucos dias do segundo turno das eleições presidenciais no Chile, ninguém mais, dentro e fora do país, duvida que Michelle Bachelet será a mandatária do país andino até 1º. de Janeiro de 2018.
A direita, que em menos de um ano escalou três candidatos, dos quais dois renunciaram – o último deles, o pinochetista Pablo Longueira, afetado por grave crise de depressão – disputa o páreo com Evelyn Matthei, filha de um general que durante catorze anos integrou a ditadura Pinochet, e que nada fez para impedir a prisão e a morte de seu colega de farda, Brigadeiro Alberto Bachelet, pai da candidata de centro-esquerda, falecido nas masmorras da ditadura chilena em Março de 1974. Indiferente à derrota que sua candidata sofrerá no próximo domingo, 15, Sebastián Piñera, dono de patrimônio avaliado em 2,5 bilhões de dólares, retorna aos seus negócios, distribuídos entre línhas aéreas, o clube de futebol Colo Colo, administradora de cartões de crédito e supermercados.
Para Evelyn Matthei o páreo se encerra em 15 de dezembro, já para a virtual Presidente Bachelet a arrumação do país começa no dia seguinte. Seus desafios são enormes: o Chile não apenas vive sob uma democracia amordaçada pelo legado pinochetista, com uma Constituição e leis ordinárias permeadas pelo estado de exceção, mas é também um país assimético, ultra-centralizado em Santiago, com notável dívida à diversidade e autonomia das províncias, e sobretudo um país imensamente desigual.
As 50 medidas dos primeiros 100 dias de governo
A duas semanas de assumir o poder, Bachelet terá que arrebatar a Sebastián Piñera e sua bancada direitista no Congresso, a garantia de disponiblidade orçamentária para financiar as primeiras 50 medidas que pretende implementar nos primeiros 100 dias de seu governo. A grosso modo, seu programa de governo, dilatado em quatro anos, está focado em três grandes eixos: as reformas tributária, do ensino e da Constituição. Contudo, um amplo leque de medidas emergencias tem por objetivo reduzir imediatamente parte da dívida social acumulada. Entre elas estão a entrega dos primeiros 500, de um total de 4.500 novos berçários em todo o Chile; a criação de duas novas universidades públicas regionais, uma delas na explosiva província de Aysén; convênios para criação das 5 primeiros escolas públicas regionais de Formação Técnica; implementação do Fundo Nacional de Medicamentos, conveniado com todas as municipalidades do país; contratação de 750 novos médicos especialistas para o sistema de saúde pública; projeto de lei que cria, a partir de 2014, o Aporte Familiar Permanente, subsídio de combate à pobreza no valor mensal de 40.000 Pesos (equivalente a R$ 175,00) que beneficiará 2,0 milhões de famílias; programa de Formação e Capacitação Profissional para aumentar a participação feminina no mercado de trabalho, beneficiando 300.000 mulheres, e assim por diante."Frederico Füllgraf 
Leia o artigo completo em Füllgrafianas
Temporal no Brasil 
Rio de Janeiro. Além das vítimas no Rio de Janeiro, as enchentes provocadas por fortes chuvas desde a última quarta-feira deixaram um morto e desabrigados em cidades do interior e das regiões metropolitanas em Goiás e Espírito Santo
Chega a 2.563 o número de famílias afectadas pelas chuvas na baixada fluminense. De acordo com balanço divulgado ontem pela Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, a maior parte das famílias desalojadas por causa das chuvas já retornou às suas casas ou foi para a residência de familiares ou amigos."


Rodrigo Leão na lista dos nomeados  para os Óscares 
"Rodrigo Leão que compôs a banda sonora para o novo filme de Lee Daniels, O Mordomo, está entre os 114 compositores escolhidos para uma possível nomeação aos Óscares. A Academia Americana de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou esta quinta-feira a lista dos compositores candidatos à nomeação para melhor banda sonora original, onde surge Rodrigo Leão.O nome do português está entre candidatos bem conhecidos da Academia e já habituais nesta lista, incluindo os cinco compositores nomeados ontem para os Globos de Ouro: Hans Zimmer (12 Anos Escravo), Steven Price (Gravidade), John Williams (A Rapariga Que Roubava Livros), Alex Ebert (Al lis Lost) e Alex Heffes (Mandela: Longo Caminho Para a Liberdade). E escreve a imprensa especializada que é muito provável que estes três primeiros compositores (Zimmer, Price e Williams) cheguem mesmo à nomeação final." Público

Maria Mota, galardoada com o Pessoa 2013

Público.pt - ‎Há 1 hora‎

"Há quase 19 anos que investiga o parasita da malária. Nesta sexta-feira, Maria Mota viu o seu trabalho reconhecido com a atribuição do Prémio Pessoa 2013, no valor de 60 mil euros. Maria Mota, de 42 anos, há mais de dez que lidera uma equipa que...Leia o artigo AQUI
A guerra fratricida na República Centro-Africana 
"Os confrontos armados entre muçulmanos e cristãos na República Centro-Africana deixaram pelo menos 600 mortos em uma semana, sendo 450 só na capital, Bangui, de acordo com um relatório publicado nesta sexta-feira pelo Alto Comissariado para Refugiados das Nações Unidas (Acnur). Pelo menos 159 mil pessoas deixaram as suas casas nos últimos sete dias.
Muitos dos que fugiram estão em condições absolutamente precárias. Quase 110 mil buscaram campos de refugiados na capital, e outras 38 mil alojaram-se no aeroporto da cidade - onde não há banheiros ou abrigo. O local, no entanto, representa segurança: é a base dos 1.600 soldados franceses deslocados, que, junto aos 3 mil da Missão Internacional Africana (Misca), não conseguiram pôr fim ao conflito.
Há ainda uma grande concentração de deslocados em Bossangoa, onde fica parte do exército francês.
"Espontaneamente e em busca de vagas, 40 mil cristãos de Bossangoa e das aldeias próximas foram-se juntando ao redor do arcebispado da cidade, de apenas quatro hectares", conta a ONG Acção contra a Fome. "Do outro lado da cidade, as famílias muçulmanas procuram, há pelo menos seis dias, a escola Liberté."
Em visita à capital na manhã desta sexta-feira, o ministro da Defesa da França, Jean-Yves Le Drian, falou sobre o "início de uma crise humanitária". Ele viajou para apoiar o contingente da Operação Sangar, tendo declarado:"A República Centro-Africana é um país à deriva. Temos que ficar atentos ao perigo de que reine a anarquia e a situação acabe desestabilizando toda a região, atraindo grupos criminosos e terroristas." DP
Papa Francisco, Figura do ano
"O Papa Francisco foi eleito a figura do ano de 2013 pela revista americana Time, que justifica a escolha do líder da Igreja Católica por este ter assumido uma "nova voz de consciência".
Destacando a "humildade" e a "compaixão" do papa Francisco, eleito a 13 de Março de 2013, a revista americana justifica que "raramente um novo actor da cena mundial captou tanto e tão rapidamente a atenção dos mais novos e dos mais velhos, dos crentes e dos cépticos".
O papa Francisco derrotou outros candidatos a personalidade do ano, entre os quais o ex-consultor informático Edward Snowden, que denunciou programas de vigilância de comunicações levados a cabo pelos Estados Unidos, e o Presidente da Síria, Bashar al-Assad, que lidera uma das frentes de combate da guerra civil sangrenta que se prolonga há mais de dois anos.
Na lista de candidatos estava também a activista Edith Windsor, que conseguiu que o Supremo Tribunal dos Estados Unidos decretasse a inconstitucionalidade de restringir o casamento a pessoas heterossexuais; e Ted Cruz, senador republicano ligado à facção mais conservadora Tea Party, que foi uma das mais fortes vozes de bloqueio à reforma do sistema de saúde dos Estados Unidos." Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário