domingo, 29 de dezembro de 2013

Ao Domingo Há Música

" A Música pode, em suma, ser considerada como a expressão de um mundo não conhecível, mundo de essência espiritual que se exprime de um modo ideal. Nada de mais ideal, com efeito, do que a Música - não possui forma alguma, ou melhor , nenhuma forma tangível , como é o caso da pintura ou da escultura. E, apesar disso, cada trecho musical possui uma individualidade própria.Uma sonata, uma sinfonia, são monumentos tal como um quadro ou uma estátua. Os quartetos de Beethoven possuem uma arquitectura especial , facilmente discernível, e que constitui um modelo de perfeição. É nisso, precisamente, que reside  um dos elementos de sedução  da Música: ela exprime a perfeição de uma maneira suficientemente fluída e ligeira para podermos prescindir do esforço.
A Música é a expressão perfeita de um Mundo Ideal que nos é comunicado através da harmonia. Esse mundo existe não a um nível superior ou inferior ao mundo real, mas paralelamente  a este." Albert Camus, in " escritos de juventude", pag.159, Edição Livros do Brasil, Lisboa

Tecidos de arquitecturas várias, ora compostos em linguagens mais canónicas , ora construídos em partituras mais populares, todos os trechos musicais têm uma individualidade própria.   Chegam e despertam-nos. 
Neste final de 2013, desviámo-nos da música erudita, que foi soberana em muitos destes nossos dias,  para darmos   voz aos novos valores que foram aparecendo e que construirão, com o talento que já revelaram, um percurso notável no domínio musical.
Fica uma selecção variada que qualquer um pode fruir, refruir ou rejeitar. Que de Música se faça também 2014.
Até lá, apresentam-se os melhores e sentidos votos de eufonia perfeita.

"Vieste do fim do mundo
num barco vagabundo
Vieste como quem
tinha que vir para contar
histórias e verdades
vontades e carinhos
promessas e mentiras de quem 
de porto em porto amar se faz."
João Loio                                         

A voz quente de Gisela João, em " Vieste do Fim do Mundo", acompanhada à guitarra portuguesa por Ricardo Pereira, à viola por  João Tiago, baixo por Francisco Gaspar. A letra e música são de João Loio  , a  produção e a direcção musical têm a assinatura de Frederico Pereira



"So don't go if you wanna know
Don't go if you don't know
Don't go, if you wanna know
Don't go, don't go, don't go

Beautiful stranger, take me by the hand
Make me dance all night
I wanna take the chance
I love the way you move
And the way you put your hands on my hips
are moving while you take it slow
Makes me feel like I'm on a river flow
Cause we've got time
And yes we've got time

Beautiful stranger, I wanna loose my mind
Beautiful stranger, in the depth of your eyes
Beautiful stranger, oh oh oh oh
I remember, I remember, I remember...your

Sweet music, sweet sweet sweet music, sweet music rising..."

A voz de  Hindi Zahra ,uma talentosa cantora franco marroquina,  em "Beautiful Tango".


"All this life is all for love
Its the only road Ill choose
And every street and avenue
Only one will lead me back to you
One Love, One Love, One Love
One Love, One Love, One Love" 
Angus and Julia, vozes frescas de dois irmãos australianos que emprestam aos sons , o encanto do folk-blues. Do Álbum "Memories Of An Old Friend "(2011), extraiu-se a composição " All of me".

"For days that I'm calling you
The light of the day is true
Yes, we're hopeless
Do you think we lost it?"
Lucia é uma cantora romena de 18 anos.” Silence” foi o seu primeiro single gravado ,em 2012. Apresentámo-lo, então,  neste espaço." Em " Days," composição posterior,  pode-se confirmar a  voz vibrante e delicada desta jovem cantora.  

"Morreu no passado dia 23 de Dezembro, nos Estados Unidos da América, aos 93 anos de idade, o músico e compositor Yusef Lateef, um dos primeiros a incorporar elementos da world music no jazz tradicional. Autor e multi-instrumentista, responsável por canções como "Love theme for Spartacus" e "Morning", venceu em 1987 um prémio Grammy pelo seu álbum "Yusef Lateef's Little Symphony"."
Integrado no Yusef Lateef Quartet, ei- -lo, em " In  the Evening (Folk)", uma das muitas excelentes composições que nos legou . A gravação foi realizada  no Parc Floral de Paris, em 1972.

Sem comentários:

Enviar um comentário