terça-feira, 12 de novembro de 2013

Eventos culturais e Grande Prémio APE

Apresentação de livro
Water and the Future of Humanity, Revisiting Water Security
Terça,19 Nov 2013, 17:30,Entrada livre, Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian
Apresentação do livro com os resultados do estudo sobre a gestão dos recursos hídricos elaborado por um grupo de reflexão internacional e interdisciplinar criado em 2011, o Gulbenkian Think Tank on water and the future of humanity, com a participação de Teresa Gouveia, Luis Veiga da Cunha e Francisco Nunes Correia.
A sessão inclui uma conversa entre Jan Lundqvist, Director do Insituto Internacional da Água de Estocolmo e José Manuel Lima Santos, professor no Instituto Superior de Agronomia de Lisboa.
O Modernismo, as vanguardas europeias e a obra de Amadeo vão estar em debate, numa iniciativa paralela à exposição comemorativa dos 30 anos do CAM da Fundação Calouste Gulbenkian.    Mais informações


Béla Tarr e Ben Rivers são os primeiros convidados de um ciclo que propõe Diálogos entre o Cinema Português e o Cinema do Mundo. O fim-de-semana começa com o filme "Trás-os-Montes" de António Reis e Margarida Cordeiro.   Mais informações
Martha Barros: “Sonhava expor em Portugal”
"A pintora Martha Barros inaugurou no dia 7 de Novembro, na Galeria das Salgadeiras, e inaugura no dia 12 do mesmo mês, na Casa da América Latina,a sua exposição Silêncio e Alvoroço, após cinco anos de pausa. A autora regressa com uma mostra do seu trabalho, estreando-se em Portugal. Assinalando a presença de Martha Barros em Lisboa, a Casa da América Latina falou com a pintora sobre o seu percurso artístico, a sua infância e as suas expectativas para esta primeira exposição em Portugal.
Quando começou a pintar?
Eu não sei dizer a altura, mas sei que sempre gostei de pintar. Assumi a pintura como trabalho já um pouco tarde na minha vida, porque tinha a preocupação de ganhar dinheiro. Eu achava que como artista era difícil sustentar-me e por isso tirei o curso de Biblioteconomia. Mas fui sempre fazendo cursos de desenho e pintura na escola de Belas Artes, por gosto. Assumi a pintura aos 24 anos, já estava casada, quando um dia recebi a visita de um marchand. Ele ficou apaixonado pelo meu trabalho e comprou vários quadros. Foi nessa altura que percebi que podia fazer as duas coisas: fazer o trabalho de que gostava e ainda ser remunerada.
Recorda-se da sua primeira exposição?
Foi pelo Banco ITAÚ em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, aos 27 anos. Enviei vários currículos e fui seleccionada, foi assim que fiz a minha primeira exposição individual.
Qual é que é a sua maior inspiração?
É a natureza. Eu tenho raízes pantaneiras, do lado do meu pai são índios nómadas. Tive uma infância muito marcada pelo Pantanal, a brincar na rua e a subir às árvores. Mais tarde quando me mudei para a cidade ia sempre para lá nas férias. Esta experiência foi de tal forma marcante que quando fui morar para o Rio de Janeiro, e comecei a pintar, percebi que a minha fonte de inspiração vinha da infância e da minha relação com a natureza."

Júri do Grande Prémio de Romance e Novela 2012 escolheu cinco finalistas
"Os escritores Afonso Cruz, Alexandra Lucas Coelho, Jaime Rocha, Mário de Carvalho e Patrícia Portela são os finalistas do Grande Prémio de Romance e Novela 2012, da Associação Portuguesa de Escritores, foi esta segunda-feira divulgado.
Ao galardão, no valor de 15 mil euros, concorreram 80 títulos, menos 23 do que no passado, tendo o júri, presidido por José Correia Marques, divulgado esta segunda-feira, após segundo reunião, os cinco finalistas, escolhidos “por unanimidade”
Os finalistas são Jesus Cristo Bebia Cerveja, de Afonso Cruz, E a Noite Roda, Alexandra Lucas Coelho, A Rapariga Sem Carne, de Jaime Rocha, O Varandim seguido de Ocaso em Carvangel, de Mário de Carvalho, e O Banquete, de Patrícia Portela.
Além de José Correia Tavares, constituíram o júri a poetisa Ana Marques Gastão, a ensaísta Clara Rocha, a catedrática da Universidade de Aveiro, Isabel Cristina Rodrigues, o catedrático da Universidade do Minho, Luís Mourão e o ensaísta Manuel Gusmão.
Esta é a 31.ª edição do Grande Prémio de Romance e Novela APE, o ano passado o vencedor foi Ana Teresa Pereira com o romance O Lago.
O Grande Prémio de Romance e Novela, que tem o apoio da secretaria de Estado da Cultura, já distinguiu autores como Vergílio Ferreira, António Lobo Antunes, Agustina Bessa-Luís, Maria Gabriela Llansol, José Saramago, Francisco José Viegas e Rui Cardoso Martins.
“Tudo leva a crer que a deliberação final do júri ocorra ainda no final deste mês”, afirma em comunicado a APE." Lusa
Álvaro Covões, da Everything is New, Isabel Cordeiro,directora-geral
do Património Cultural, António Filipe Pimentel,  director do MNAA,
e José Alberto Seabra Carvalho, director adjunto do MNAA.
Fotografia © João Girão/Global Imagens
Paisagens nórdicas do Prado em estreia no Arte Antiga
"Entre 3 de Dezembro e 31 de Março  o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, terá patente a exposição "Rubens, Brueghel, Lorrain. A Paisagem Nórdica do Museu do Prado". 
Esta é a primeira exposição em Portugal composta apenas por obras do Museu do Prado, em Madrid, e traz a Lisboa 57 pinturas de 31 mestres da paisagem do século XVII, como Rubens, várias gerações de Brueghel, David Teniers, Peeter Snayers, Simon de Vlieger, Jan Peeters, Claude Lorrain, entre outros.
A Everything is New é parceira da Direção-geral do Património nesta exposição, depois do sucesso da mostra de Joana Vasconcelos no Palácio Nacional da Ajuda.
Segundo Álvaro Covões, da Everyting is New, a sua empresa investiu 380 mil euros nesta exposição, que espera recuperar através das receitas de bilheteiras. "Depois de atingido o break even as receitas de bilheteiras serão repartidas em parte igual pelas duas partes", adiantou a directora-geral do Património Cultural, Isabel Cordeiro.
Quem quiser visitar esta exposição tem ao seu dispor vários tipos de bilhetes - à venda a partir deste sábado - cujos preços vão de 2,5 euros (alunos universitários) até a 14 euros (dois adultos com dois filhos entre os 7 e os 18 anos). Todos os bilhetes podem ser ainda adquiridos em duas modalidades, além do bilhete normal, sem qualquer custo acrescido: acesso normal (válido para um dia da exposição com data marcada), acesso rápido (válido para um dia da exposição com data e hora marcada e tempo de espera máximo de 30 minutos).
Para quem pretender visitar também o MNAA existem bilhetes conjuntos desde 2,5 (universitários) até 27,5 euros (dois adultos com dois filhos)."DN

O fadista Carlos do Carmo celebra 50 anos de carreira, meio século recheado de sucessos. Para celebrar a data, o fadista lança um novo álbum intitulado "Fado é Amor" e vai actuar no CCB a 30 de Novembro e a 1 de Dezembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário