sábado, 16 de novembro de 2013

Cinema

Caça às obras de arte roubadas pelos Nazis
"Filme de George Clooney relata a história verídica das obras de arte desparecidas confiscadas pelo regime Nazi.
Uma colecção de 1500 obras de arte, entre elas algumas de Picasso, Henri Matisse, Franz Marc e Max Beckmann, foram esta semana descobertas, num apartamento em Munique. Estas obras foram confiscadas pelos Nazis nas décadas de 1930 e 1940, cujo valor total actualmente ronda os 1,4 mil milhões de dólares. A revista alemã Focus reporta que as obras estavam na posse de Cornelius Gurlitt, filho de um negociante de arte autorizado pelo propagandista de Hitler, Joseph Goebblers, a vender a arte que os Nazis roubavam. O governo alemão disse na passada segunda-feira que já tinha sido informado há alguns meses atrás sobre a descoberta, afirma o New York Times. O mais recente filme de George Clooney, "The Monuments Men - Os Caçadores de Tesouros" é baseado na história verídica de um pelotão de aliados que entraram na Alemanha, perto do fim da Segunda Guerra Mundial, para resgatar as obras de arte confiscadas pelos Nazis e devolvê-las aos seus donos. Matt Damon, Bill Murray, John Goodman, Jean Dujardin, Bob Balaban, Hugh Bonneville e Cate Blanchett, integram o elenco do filme ao lado de Clooney.
 O filme está previsto estrear nas salas de cinema no início do próximo ano."
Vem aí o Natal. O cinema tem sempre um lugar privilegiado nesta época. Há filmes que se imortalizaram com histórias alusivas ao  Natal. Veja a  selecção que destacamos.

50º Aniversário de Lawrence of Arabia
"Um dos clássicos mais consagrados e uma das obra que muitos consideram insuperável, não só pela sua qualidade artística, pelos suas sete estatuetas que ganhou nos Óscares, mas também pelo seu carácter faraónico de um filme de duas horas e meia e cujo custo, a preços actuais, quebraria muitos estúdios, comemora meio século após sua estreia em 1962.
Para a comemoração dos seu 50.º aniversário a Academia de Hollywood realizou uma projecção especial no cinema Samuel Goldwyn e em seguida foi exibido em mais de 600 salas de cinema nos EUA."
Cinema de Israel em Dezembro
“Entre 5 e 8 de Dezembro, o Cinema City Alvalade recebe uma selecção de cinco filmes representativos da produção israelita entre 2011 e 2013.
 Em parceria com a embaixada de Israel em Lisboa, a 6ª edição do Ciclo de Cinema Israelita da New Lineo Cinemas pretende, nas palavras da empresa de exibição: "aproximar as culturas portuguesa e israelita mostrando a Portugal os diferentes aspectos da vida em Israel, (...) através das diferentes perspectivas dos indivíduos que as compõem".
Serão exibidos os seguintes filmes:
 •"Footnote" (Hearat Shulayim), drama de Joseph Cedar. Filme de 2011 nomeado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro sobre pai e filho, rivais numa escola de estudos talmúdicos.
 •"Hunting Elephants", comédia de Reshef Levi (2013). A história de três idosos e uma criança que roubam um banco em Jerusalém.
 •"The World is Funny" (Haolam Mats'hik), drama de 2012 realizado por Shemi Zarhin. Acompanha um grupo de pessoas normais em circunstâncias extraordinárias.
 •"Melting Away", drama de 2011, assinado por Doron Eran, acompanha as buscas por um filho desaparecido que regressa como mulher.
 •"The Wonders", thriller de 2013, realizado por Avi Nesher. A história da relação entre um artista de Jerusalém e uma profeta dos nossos dias.
 O ciclo volta a ser possível graças ao apoio da United King Films que, nos últimos anos, se tornou o pilar da produção cinematográfica israelita e principal responsável pela sua internacionalização.”


"Noé": o primeiro trailer (já legendado em português)
A Paramount acaba de divulgar o primeiro trailer do épico realizado por Darren Aronofsky, com Russell Crowe no papel do patriarca Noé.
Jennifer Connely e Emma Watson compõem o elenco juntamente com Anthony Hopkins no papel de Matusalém.
"Noé" estreia em Portugal a 27 de Março de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário