segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Os livros de Outubro

“ Acta Est Fabula - III - Lourenço Marques Revisited (1955-1976)” de Eugénio Lisboa  . A Editora Opera Omnia e o Centro Nacional de Cultura promovem  a apresentação do 3º volume das Memórias de Eugénio Lisboa, a 24 de Outubro, Quarta-feira, às 18h30.
Neste 3º volume, Eugénio Lisboa relata-nos momentos da sua vida entre 1955 e 1976, anos vividos em África,  nomeadamente em Moçambique, onde nasceu.
“ Lanço , neste papel, memórias que me parecem importantes – a mim . Escrever memórias é tentar imprimir a marca da eternidade a momentos , para nós inesquecíveis  e inesquecidos, intensos, mágicos, às vezes, quase insuportavelmente vivos...mas que serão , para outros , provavelmente despidos de interesse. Captar a atenção destes, a sua cumplicidade, atraí-los a esta narrativa de minúcias e convencê-los de que estes momentos foram realmente algo de especial – eis a tarefa gigantesca do memorialista.", escreveu Eugénio Lisboa, no 1º volume de Memórias. 
Nesse livro admirável, este excelente escritor realiza com estrondoso sucesso  a tarefa gigantesca a que se propôs,  ao converter  os momentos  invocados em memórias  inolvidáveis  para qualquer leitor. O fascínio da escrita e o talento de um grande escritor definem-se nestextraordinária capacidade mágica que Eugénio Lisboa soube imprimir  à sua narrativa, " Acta Est Fabula ".
Eugénio Lisboa é um dos maiores intelectuais e escritores da actualidade com uma extensa  e variada obra publicada. 
Aguarda-se, com muita impaciência, este novo volume ao qual se seguirão outros três, perfazendo  um total de cinco volumes para uma valiosa partilha de memórias da vida deste marcante vulto da  Literatura Portuguesa.

 “Nenhuma Vida”, livro inédito de Urbano Tavares Rodrigues é a aposta da Dom Quixote para 29 de Outubro. Uma edição que vai surpreender não só  pelo valor intrínseco da obra, mas também pela  reprodução  de páginas do manuscrito do romance .
Sobre o livro: «Este é o livro que Urbano Tavares Rodrigues escreveu poucas semanas antes da sua morte, a 9 de Agosto de 2013. Chamou-lhe “romance breve”, porventura a melhor descrição para esta narrativa. Em 14 curtos capítulos, deparamo-nos com algumas histórias e muitos lugares que têm como fio condutor um homem: Tiago Manuel. Tornou-se uma “figura lendária no seu Alentejo e na Lisboa que tanto amou e até por essa Europa das suas lutas e nas Américas por onde peregrinou e deixou mistério, rastos de sonho e amor”, nas palavras do autor.»
A Editora Dom Quixote coloca, nas Livrarias, a 8 de Outubro, os seguintes livros:
“Tudo Passa”  de Vassili Grossman
Sinopse: «Ivan Grigórievitch tem vivido num Gulag nos últimos trinta anos. Posto em liberdade após a morte de Stálin, descobre que os anos de terror impuseram uma escravidão moral colectiva. Ivan terá então de esforçar-se por encontrar o seu lugar num mundo que lhe é estranho.
 Mas a história de Ivan é apenas uma entre muitas. Assim, conhecemos também o primo de Ivan, Nikolai, um cientista que nunca deixou a sua consciência interferir na sua carreira, Pinéguin, o informador que levou a que Ivan fosse enviado para o campo de trabalhos forçados, e ainda uma série de outros informadores, cada qual com uma desculpa para os seus indesculpáveis feitos.
 Tudo Passa é um romance insuportavelmente lúcido sobre o sofrimento humano, de um dos gigantes da literatura do século XX.»

“Aventuras de João Sem Medo”  de José Gomes Ferreira
Sinopse:  «Por ocasião do 50.º aniversário da sua publicação, em 1963, a Dom Quixote reedita agora, em novo formato e com nova capa, a 37.ª edição desta obra intemporal que continua a arrebatar tanto adolescentes como adultos.
 João Sem Medo habita na aldeia Chora-Que-Logo-Bebes, cujos habitantes vivem presos à tradição de que tanto se orgulham: chorar de manhã à noite. Um dia, o nosso herói decide saltar o Muro que protege a aldeia da Floresta Branca, local onde “os homens, perdidos dos enigmas da infância, haviam estalado uma espécie de Parque de Reserva de Entes Fantásticos”. Tem assim início uma viagem surpreendente, na qual João Sem Medo se irá cruzar com bichas de sete cabeças, gigantes de cinco braços, fadas, bruxas, animais que falam e ainda com o mítico Príncipe das Orelhas de Burro.
 História fantástica que recorre ao imaginário mágico, por vezes de inspiração surrealista, esta obra de José Gomes Ferreira é um prodígio de efabulação e engenho narrativo.»
“A Cidade do Fim”  de  Miguel Real.
 Sinopse: «Fugindo de uma família com a qual nunca se identificou, Fátimo – assim chamado por ter nascido no ano das Aparições – concorre a um lugar de professor no Liceu Infante D. Henrique, em Macau, acabando por permanecer quase toda a vida nessa cidade que, dividida em duas comunidades aparentemente estanques – a branca e a chinesa –, soube cruzar e reunir o melhor dos costumes de ambas, gerando uma atmosfera social deveras singular.
 O protagonista de A Cidade do Fim, partilhando o seu tempo entre a escola e os livros, a portuguesa Maria Augusta – com quem mantém um casamento de fachada – e a chinesa Siu Lin, a “Pequena Flor de Lótus” – por quem nutre desde sempre uma paixão proibida –, será, ao longo de meio século, uma testemunha privilegiada da lenta decadência do poder imperial, dos conflitos com a comunidade chinesa e, por fim, da entrega oficial do território à República Popular da China, em 1999.
 Um notável romance de Miguel Real, que assim celebra os 500 anos de relações entre Portugal e a China.»
 O novo romance de  Arturo Pérez-Reverte, “O Tango da Velha Guarda” será lançado a 8 de Outubro pelas Edições Asa.
Sinopse: «1928. No salão deserto e silencioso de um transatlântico que navega pela noite dentro, um casal dança um tango ainda por escrever…
 Ela é Mecha Inzunza, uma mulher enigmática e melancólica. Ele é Max Costa, um elegante fura-vidas. Rumam a Buenos Aires, onde Armando de Troeye, marido de Mecha e músico afamado, enfrenta um extravagante desafio. Ao abrigo das ruelas lúgubres e ilícitas da cidade, nasce entre Mecha e Max uma história de amor arrebatadora que será precocemente interrompida. Voltarão a encontrar-se apenas duas vezes ao longo das suas vidas.
 Em 1937, numa intriga de espionagem na Riviera Francesa, um dos destinos preferidos da alta sociedade europeia. E em Sorrento, 1966, durante uma inquietante partida de xadrez. Aqui, o tempo é já de nostalgia. O jogo dos amantes está perto do fim. A sua paixão acompanhou o esplendor e a decadência da Europa do século XX e transcendeu o tempo e a distância. Sempre presente e sempre impossível.
Dois amantes dotados de um carisma apenas possível aos grandes personagens de ficção. O século XX como cenário teatral onde decorrem paixões, intrigas, aventuras e reencontros. Esperança e nostalgia. Luz e sombra. Arturo Pérez Reverte escreveu um romance trepidante e criou com Mecha Inzunza uma heroína épica e definitiva.»

Sem comentários:

Enviar um comentário