domingo, 13 de outubro de 2013

Ao Domingo Há Música

Casa da Música, Porto
O Outono em Jazz que se iniciou, a 11 de Outubro,  na Casa da Música, no Porto, apresenta dez concertos em três dias, repartidos por cinco sessões em duas salas, tendo em vista  uma ementa suficiente para representar o jazz actual. 
Coube a  Gregory Porter a inauguração do evento. The Huffington Post classificou -o como "a brilhante nova voz do jazz". Também o  crítico do jornal Guardian , depois de ouvir Porter, em Londres, escreveu: "Porter tem o tipo de voz magnífica blue -barítono que poderia ter liderado uma banda de Count Basie, mas é enriquecida com o desenvolvimento vocal indo de Nat King Cole para Donny Hathaway e Stevie Wonder, com a flexibilidade espontânea de um improvisador bebop".
Em Portugal, Quico, cantor dos Jazz Refugees e professor de canto jazz no Conservatório do Porto, coloca Gregory entre as vozes mais decisivas da actualidade. "Há na sua música a tradição do jazz e do blues, uma ligação às raízes que é feita com energia e com a recusa de um jazz demasiado geométrico", diz. Com apenas três discos, Porter recebe elogios de diferentes quadrantes. Este mês foi capa da influente revista Downbeat, que o apelidou de "poeta da soul". 
Porter  trouxe ao Porto, as suas próprias composições  e o seu novo álbum "Liquid Spirit" onde o jazz e a soul se fundem com naturalidade."
Ei-lo  numa das faixas desse  Álbum, numa excelente interpretação ao vivo.

" É o canto que sabe tudo de ti, que te fará conhecer tudo de que adveio,  do que advém, do que será no mundo." É o que nos faz pensar esta canção, " 1960 What?",  na  sonoridade espantosa da  voz de Gregory Porter .

Sem comentários:

Enviar um comentário