quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A demagogia da liberdade

"(...) Mas reconheço hoje que há uma demagogia da liberdade, profundamente inimiga da  autêntica liberdade, porque, prova dessa mesma liberdade humana, existe sempre a possibilidade de ser demagogo mesmo com os valores mais santos. Há uma demagogia do amor, como da justiça, como de Deus. Todo o autor como o político encontrarão sempre uma fácil complacência pelo simples facto de se dizerem os defensores da liberdade, os representantes de povos livres, ou simplesmente em se intitulando a si mesmos e fazendo imaginar aos leitores que pedem a sua opinião , que quem lhes fala  é " um homem livre"." Eduardo Lourenço, in " Tempo de Heterodoxia I  - Obras Completas - Heterodoxias" , Fundação Calouste Gulbenkian
"O filósofo e ensaísta Eduardo Lourenço está internado no Hospital da Luz, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte próxima da família.
Com 90 anos, Eduardo Lourenço deu entrada no Hospital da Luz, na sequência de problemas cardíacos. De acordo com o gabinete de imprensa daquele hospital, citado pela TSF, começou por ser observado na unidade de cuidados intermédios, mas já foi transferido para um quarto, apresentando uma situação estável.
A hospitalização do ensaísta de 90 anos obrigou ao cancelamento de uma palestra marcada para quarta-feira, em Lisboa. Promovida pelo Clube Português de Imprensa e pelo Centro Nacional de Cultura, a iniciativa integrava-se no ciclo "Portugal: que Estado, que sociedade, que soberania?".
O autor de Labirinto da saudade seria o primeiro convidado de um novo ciclo de jantares-debate, subordinado àquele tema, a realizar no Grémio Literário, em Lisboa.
Eduardo Lourenço nasceu a 23 de Maio de 1923 em S. Pedro de Rio Seco, no concelho de Almeida, distrito da Guarda. Entre os prémios que recebeu contam-se o Prémio Camões, em 1996, e o Prémio Pessoa, em 2011."

Ao intelectual e ao Homem apresentamos os votos de rápida e total recuperação.

Sem comentários:

Enviar um comentário