segunda-feira, 2 de setembro de 2013

A Festa do Livro no Rio de Janeiro


"Este ano, acontece a 16ª edição da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, uma iniciativa da SNEL – Sindicato Nacional dos Editores de Livros, em parceria com a Fagga Eventos, que é um dos mais importantes eventos culturais do País.
A feira acontece entre os dias 29 de Agosto e 8 de Setembro, e ocupa três pavilhões do Riocentro (Avenida Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca). Ao todo, são 55 mil m² e 950 expositores entre editoras, livrarias, autores e eventos paralelos – como debates, sessões de autógrafos e programação cultural –, que devem receber mais de 600 mil pessoas, sendo 170 mil estudantes.
A Alemanha é o país homenageado e, por conta disso, foi firmada uma parceria com o Goethe-Institut. Em contrapartida, a Feira de Frankfurt homenageará o Brasil. O objectivo é intensificar o intercâmbio entre as duas nações, enriquecendo o encontro por meio de actividades artísticas e literárias.
Além da presença de autores alemães, o país terá um stand de 400 m² para  a exposição Alemanha de A a Z.
Há outras novidades tais como o Placar Literário, com curadoria do jornalista João Máximo e dedicado à literatura de futebol porque  o Brasil é  sede da Copa das Confederações e Copa do Mundo; e Conexão Jovem, comandado por João Alegria e com foco em tecnologia e cultura de convergência.
Ziraldo é o grande homenageado da Bienal do Rio
Rio de Janeiro - Com mais de 150 publicações que venderam um total superior a 8 milhões de exemplares, o escritor, ilustrador e cartunista Ziraldo Alves Pinto é o grande homenageado da edição deste ano da 16ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.
Nascido em Caratinga (MG), no dia 24 de Outubro de 1932, o filho da costureira Zizinha e do guarda-livros Geraldo, dos quais herdou o nome, teve seu primeiro desenho - um tatu, feito aos 6 anos de idade - publicado na secção infantil do Jornal de Minas, para felicidade dos pais.
Mais conhecido por suas obras voltadas ao público infantil, Ziraldo não se cansa de mencionar o carinho que recebe dos fãs de várias gerações em cada sessão de autógrafos, nas várias bienais das quais tem participado. Só nas dez últimas edições das bienais do Rio e de São Paulo, suas sessões de autógrafos receberam cerca de 1.500 pessoas cada. "A resposta é muito gratificante. É uma festa. O público para quem eu destino o meu trabalho é muito carinhoso comigo. E para quem gosta de carinho e tem essa carência gigantesca que eu tenho, isso é muito bom".
Mas, para quem pensa que o público infantil sempre foi seu alvo, Ziraldo revela que escrever para crianças não foi uma escolha. "Foi um acidente. Mas é bom, porque dura". Segundo Ziraldo, "qualquer cara de 50 anos para baixo me abraça" e, quando o assunto é tempo decorrido, ele fala da saudade que tem da Turma do Pererê e do Menino Maluquinho, personagens personagens criadas por ele há muitos anos.
Escritores Portugueses na Bienal
O escritor luso de 36 anos, vencedor do Prémio Leya, é um dos autores internacionais que marcam presença nesta 16ª edição da Bienal,  juntamente com o moçambicano Mia Couto.
A Bienal do Livro do Rio de Janeiro tem  mais uma edição repleta de convidados internacionais. São quase 30 os escritores estrangeiros que estão no Rio para partilhar experiências e ideias com os seus leitores. Entre eles está Nuno Camarneiro, jovem escritor português recentemente distinguido com o Prémio Leya.
Nuno Camarneiro é o representante de Portugal na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, mas não é o único autor estrangeiro que levará ao certame a bandeira da lusofonia. O moçambicano Mia Couto é outra das presenças de destaque do evento." Imprensa Nacional e Brasileira

Sem comentários:

Enviar um comentário