quarta-feira, 17 de julho de 2013

Porto, invicta cidade

A cidade do Porto, debruçada sobre o rio, espalha-se por uma área rendilhada por inúmeros monumentos e vestígios arquitectónicos de  diferentes épocas que a tornam singular e majestosa. Cidade e rio confundem-se na história. As pontes que o atravessam são o retrato do devir e progresso do tempo. Com uma zona ribeirinha marcante , o centro histórico faz parte do Património mundial da Humanidade. 

Esta fotografia merece toda a atenção dada a sua particularidade de mostrar a extinta Ponte Pênsil a par da Ponte Luís I, o que deverá fazer dela uma raridade fotográfica visto que as duas pontes coexistiram durante um curto período de tempo, entre 1886 e 1887. A imagem foi obtida por George Tait, a partir do local onde é hoje o Jardim do Morro.
Em baixo, a Ponte Luís I já com as luzes de um Porto da actualidade.

"Corre um rio para o mar
E há um prenúncio de morte"

Vozes do Porto que cantam a  pronúncia do Norte.  Rui Reininho (GNR) e Isabel Silvestre na conhecida canção " Pronúncia do Norte".


"Quem vem e atravessa o rio
Junto à serra do Pilar
Vê um velho casario
Que se estende ate ao mar"
Rui Veloso em "Porto sentido", uma composição de que é autor e que se tornou um sucesso, um ícone da cidade. Uma das mais completas descrições da cidade do Porto feita com o coração, arte e melodia.

Sem comentários:

Enviar um comentário