sábado, 20 de julho de 2013

Para ver e fazer no Porto ou em Lisboa

Contadores de histórias de vários países reunidos em festival no Porto
"Um Porto de contos" é o nome da iniciativa que tentará conjugar várias linguagens artísticas com a ancestral arte de contar histórias. Acontece de 26 a 28 de Julho, no Ateneu Comercial.
No centro da iniciativa, de entrada gratuita, estão os contos que poderão ser ouvidos em várias salas, mas haverá simultaneamente exposições de arte, a feira "Porto das Letras, Artes e Palavras", exposições fotográficas, visitas guiadas, artes plásticas, tertúlias, apresentação de livros, sessões de autógrafos, música e os" Contos Vadios".
A organização é da brasileira Clara Haddad e da sua Escola de Narração Itinerante, que escolheu a cidade do Porto para residir e que agora quer "abrir a outros públicos" a arte da narração oral.
Entre outros, está prevista a presença de Paula Carballeira e Charo Pita, de Espanha, de Fernanda Munhão e Lenice Gomes, do Brasil, e de André Boaventura e Vítor Fernandes, de Portugal.
Clara Haddad, que já havia organizado um evento similar em 2011, na Tertúlia Castelense, na Maia, evento que contou então com convidados do Peru, de Espanha e de Portugal, disse à Lusa "estar muito satisfeita" por poder concretizar "uma ideia que ficou guardada desde 2005", quando veio viver para a cidade.
A brasileira que começou por ser actriz, antes de se dedicar a contar histórias, apaixonou-se pela cidade numa vista ocasional e não desistiu enquanto não mudou para o Porto, onde tem desenvolvido várias atividades em torno da narração oral.
"Num mundo em que cada um vive com o seu computador, com o seu iPad e não olha muito para o outro, as histórias, como antigamente, representam a união das pessoas à volta da palavra", afirmou Clara Haddad que diz haver cada vez mais pessoas interessadas por esta arte ancestral.
"Toda a gente é capaz de contar histórias", sustenta Clara Haddad que entre as várias iniciativas de "Um Porto de contos" destaca os encontros com escritores e Contos Vadios, "uma iniciativa um pouco inspirada no fado vadio" em que "as pessoas fazem inscrições e partilham numa sala uma história que pode ser de vida ou ficcionada".
Como "aperitivo" o "Um Porto de contos" arranca com o "Entre contos e vinhos" que decorre nas caves da Croft e que é uma oportunidade para ouvir um conto narrado por Clara Haddad e a música do compositor brasileiro Cristiano Gouveia, enquanto se faz uma prova de vinhos do Porto.
A iniciativa decorre no dia 20 de Julho, hoje, a partir das 21 horas, com a entrada a custar 12 euros, permitindo provar de quatro vinhos diferentes." JN
Dias loooongos 

10 ideias para gozar o final da tarde na cidade      
"Onde ir e o que fazer, ao final da tarde? Entre concertos em museus e jardins, uma peça de teatro, uma prova de vinhos e beber um copo num terraço, a VISÃO Sete dá-lhe 10 ideias para aproveitar este verão em Lisboa."Inês Belo e Sandra Pinto
Leia AQUI:10 ideias para gozar o final da tarde na cidade
Experiência 
No Porto, o eléctrico é para petiscar e ouvir fado
Uma mercearia com o mesmo nome da histórica carreira de eléctrico - 22 - convida todos a conhecer o Porto, sobre carris e com música e petiscos à mistura
"O Linha 22 ganhou o nome da histórica carreira de eléctrico do Porto que passa à sua porta. Sabendo da possibilidade de alugar exemplares da frota do Museu do Carro Eléctrico, os sócios do café/mercearia pensaram em criar um passeio original para os seus clientes, todos os sábados, durante o qual pudessem servir alguns dos produtos que vendem. "Foi muito fácil de organizar e, com ajuda dos nossos parceiros, tornou-se mais económico", conta Carlos Gärtner, um dos sócios. À disposição, os passageiros terão um veículo restaurado, um veículo das primeiras décadas do século XX, ainda com os bancos de palhinha e os mecanismos originais. O percurso começará, precisamente, em frente do Linha 22 ( junto à Torre dos Clérigos), onde também é possível comprar os bilhetes.
 Praça da Batalha, Rua de Santa Catarina, Aliados, Carmo, Rua da Restauração, Rua do Ouro e Passeio Alegre são alguns dos lugares por onde o eléctrico circulará depois, permitindo a captação de imagens-postal do centro histórico e da beira-rio.
Aproveitando as passagens mais planas, serão servidos vinhos, espirituosos e de mesa, assim como alguns petiscos, tipicamente portugueses, dos pequenos produtores associados à mercearia. Durante a viagem, de cerca de 90 minutos, também haverá fados e guitarradas ou outras animações." Visão
LINHA 22
 R. dos Clérigos, 23 Porto
 T. 22 208 5123
 20 abr-30 Set, Sáb 17h
 €20 (mínimo de 10 pessoas), direito a desconto de 50% no bilhete para a Torre dos Clérigos e 10% em jantares no Linha 22

Os melhores terraços de Lisboa

Um roteiro à procura dos melhores terraços para comer, beber e, sobretudo, ver a cidade .
Ler mais: Os melhores terraços de Lisboa


 

Sem comentários:

Enviar um comentário