quarta-feira, 5 de junho de 2013

Prémio Príncipe das Astúrias das Letras para Antonio Muñoz Molina

Antonio Muñoz Molina ganha Prémio Príncipe das Astúrias das Letras
“O escritor espanhol Antonio Muñoz Molina foi galardoado, esta quarta-feira, com o Prémio Príncipe das Astúrias das Letras 2013, derrotando, entre outras, as candidaturas do irlandês John Banville e do japonês Haruki Murakami.
Muñoz Molina, natural de Úbeda, na região espanhola da Andaluzia, é um académico e autor de várias obras premiadas incluindo "O Inverno em Lisboa" (1987) com a qual recebeu os Prémios Nacional de Narrativa e da Crítica.
Escreveu ainda "El jinete polaco", Prémios Planeta e Nacional de Narrativa em 1991 e 1992, respectivamente; o "Plenilunio" (1997), que obteve em 1998 o Prémio Fémina à melhor obra estrangeira.
Em Oviedo, o presidente do júri espanhol, José Manuel Blecua, justificou a decisão de atribuir o galardão a Muñoz Molina “pela profundidade e pela forma brilhante como narrou fragmentos relevantes da história do seu país, episódios cruciais do mundo contemporâneo e aspectos significativos da sua experiência pessoal”.
Formado em jornalismo, Muñoz Molina leccionou História da Arte em Granada, dirigiu o Instituto Cervantes em Nova Iorque e colabora regularmente como colunista para o diário espanhol El País e para o jornal alemão Die Welt.
É o primeiro escritor de língua castelhana a ser distinguido com o Prémio Principe das Astúrias de Literatura desde o ano 2000, quando o galardão coube ao guatemalteco Augusto Monterroso.
O Prémio Príncipe das Astúrias das Letras reconheceu nas edições mais recentes o norte-americano Philip Roth (2012), o poeta e cantor canadiano Leonard Cohen (2011), o escritor libanês Amin Maalouf (2010), o albanês Ismaíl Kadaré (2009) e a canadiana Margaret Atwood “(2008).Fonte:JN e Euronews

Sem comentários:

Enviar um comentário