sábado, 29 de junho de 2013

O povo nas ruas do Mundo

No Brasil :  O que diz o povo que foi à rua mostrar a indignação. Veja em: A mensagem dos cartazes( Globo)
No Egipto: "Manifestações simultâneas, a favor e contra o Presidente do Egipto, Mohammed Morsi, estão a ocupar várias artérias da cidade do Cairo e outras localidades do país, nomeadamente em Alexandria. Três pessoas morreram durante a noite.
Entre elas está um estudante americano, que foi morto quando manifestantes irromperam num escritório na cidade de Alexandria da Irmandade Muçulmana, o partido no poder no Egipto. Também um membro da Irmandade foi morto durante a noite num ataque a um escritório do partido em Zagazig, onde muita da recente violência se tem registado."(Público)
Em Portugal estão a ser julgados os manifestantes que tentaram impedir a circulação na Ponte 25 de Abril no dia 27, dia da greve geral . Greve que o Público refere que foi uma greve geral conjunta das duas centrais sindicais (UGT e CGTP) mas a dois tons. De um lado a afirmação do confronto da CGTP, do outro o apelo ao diálogo da UGT. O líder da CGTP falou de "greve excepcional" e o líder da UGT afirmou que os "objectivos foram cumpridos". Um exige "uma mudança de governo e de política", o outro apela à "boa-fé, sensatez e diálogo" do Governo.

Na Turquia: "A polícia antimotim turca voltou a recorrer, esta noite, a gás lacrimogéneo e a canhões de água para dispersar centenas de manifestantes no centro de Ancara, efectuando quatro detenções, de acordo com relatos de testemunhas e a imprensa local."DN
No Iraque:"As explosões, que ocorreram ao final da tarde de quinta-feira e atingiram sobretudo cafés num bairro, de maioria sunita, de Bagdad, o centro da cidade de Baquba e uma cidade localizada a sul da capital, figuram como os mais recentes de uma violenta série de incidentes que já reavivou receios relativamente ao regresso de um conflito sectário generalizado."
Na Síria: a morte saiu à rua e nela se instalou. Os dias de ira perpetrados por uma guerra intestina não terminam e o governo cego à barbárie fratricida não cai. Que mundo o nosso que selecciona o que quer ver e permitir. 
Na África do Sul: "A preocupação com o estado de saúde de Nelson Mandela, internado há cerca de três semanas, mantém-se.Muitos sul-africanos fizeram vigília durante a última noite.Um dos locais onde houve orações e manifestações de solidariedade por Mandela foi no Soweto, o grande bairro nos arredores de Joanesburgo. O antigo Presidente sul-africano encontra-se internado há 20 dias em Pretória, mas é em frente à residência dele no Soweto onde muitos se têm concentrado para rezarem e cantarem por ele."Público

Sem comentários:

Enviar um comentário