quinta-feira, 20 de junho de 2013

Notícias de Angola


Hoje é Dia Mundial do Refugiado
“Luanda - Comemora-se hoje, 20 de Junho, o Dia Mundial do Refugiado, instituído em 2000 pela Assembleia Geral da ONU.
A data foi instituída em solidariedade ao continente africano, que abriga o maior número de refugiados e que, tradicionalmente, já celebrava o Dia Africano do Refugiado nesta data.
Foi igualmente adoptada com o objectivo de aumentar a consciência da sociedade sobre a problemática dos homens e mulheres deslocados por guerras e conflitos armados ou perseguidos por motivo de religião, nacionalidade, raça, grupo social e opinião política.
A deslocação humana representa um dos maiores problemas da actualidade. Aproximadamente 43 milhões de pessoas encontram-se deslocadas devido a conflitos, violência, perseguições, degradação ambiental ou desastres naturais e este número continua a crescer.
O 20 de Junho é comemorado em reconhecimento ao sofrimento de mais de 43 milhões de pessoas que foram forçadas a se deslocar em todo o mundo. Entre elas estão cerca de dez milhões de refugiados sob cuidado do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
O número de refugiados e deslocados no mundo bate recorde em quase vinte anos e alcança uma cifra de 45,2 milhões de pessoas em todo o mundo, Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas, que alerta para a crise na Síria como um dos principais factores de deslocação global.
Segundo o Relatório Tendências Globais 2012, divulgado quarta-feira (19 de Junho), de 2011 para 2012, 2,6 milhões de novos refugiados e deslocados se juntaram aos já existentes 42,5 milhões (2011). Dos quais, 28,8 milhões de pessoas foram forçadas a fugir dentro das fronteiras de seus próprios países e 15,4 milhões obtiveram o status de refugiado em outros países.
O Afeganistão lidera o país como o principal de origem de refugiados, posição que ocupa há mais de três décadas, tendo registado, em 2012, 2,5 milhões de refugiados.
Um em cada quatro refugiados no mundo é afegão e a sua grande maioria reside em países como Paquistão e Irão.
A Somália aparece em segundo lugar no ranking de países emissores com 1,1 milhão de refugiados e o Iraque segue na terceira posição, com 746 mil. Os sírios somam 471 mil refugiados e são a quarta nacionalidade que mais contabiliza o número de refugiados.
Segundo a ONU, existem no mundo quase um milhão de pessoas deslocadas que esperam na fila para obter asilo em outros países.
As guerras e conflitos armados continuam a ser a principal causa de deslocação forçada. De acordo com o ACNUR, mais da metade dos refugiados são oriundos de cinco países: além do Afeganistão, Síria e Iraque, a Somália e o Sudão também integram a lista.
A população sob o mandato do ACNUR tem crescido ano após ano. Em 2012, a agência das Nações Unidas registou 35,8 milhões de pessoas sob os seus cuidados, a maior cifra desde 1993. Desta cifra, 10,5 milhões são de refugiados.
A Alemanha é o único país desenvolvido que figura na lista das dez nações que mais acolhem refugiados no mundo. No ranking de acolhedores estão países como Irão, Quênia, Síria, Etiópia, Chade, Jordânia, China e Turquia.
Até 2010, existiam em Angola 15 mil refugiados de diversas nacionalidades, entre os quais 11 mil e novecentos da República Democrática do Congo (RDC). A maioria residia no país há mais de 30 anos, segundo dados do Comité de Reconhecimento do Direito de Asilo (COREDA).
Em finais de 2011, os angolanos que se encontram no Congo, Zâmbia e em outros países deixaram de ser considerados refugiados.
A República de Angola é signatária da Convenção das Nações Unidas relativa ao Estatuto dos Refugiados, também conhecida como Convenção de Genebra de 1951.
Refugiado, segundo a ONU, é toda a pessoa que se encontra fora do seu país de origem porque tem fortes probabilidades de ser objecto de abusos graves, em virtude da sua religião, etnia, raça, crença ou ideologia.”Anfop

FILDA 2013 - GALA 30 Anos

fil imagem exteriorA FILDA 2013  realiza-se de 16 a 21 Julho nas instalações da FIL – Feira Internacional de Luanda,  conta com mais de 28.000 m2 de exposição, a participação de mais de 35 países, e, mais de 700 expositores.
O tema de 2013 são "OS DESAFIOS DA ATRACÇÃO DE INVESTIMENTO: ESTRATÉGIA, LEGISLAÇÃO, INSTITUIÇOES, INFRAESTRUTURAS E RECURSOS HUMANOS" e as comemorações dos 30 Anos da FILDA.
A GALA LEÕES DE OURO FILDA 30 Anos terá lugar no Centro de Convenções de Belas, dia 20 de Julho a partir das 18h, tendo como convidado especial o lendário cantor espanhol Julio Iglesias.
Continuar...

Comemoração dos 30 anos da FILDA

logo filda 2013 noticiaNo âmbito do programa de actividades das comemorações dos 30 anos da FILDA 1983-2013, a primeira actividade realizada com sucesso contará com a maior participação internacional de sempre, um aumento muito significativo atribuído principalmente a novos países como a Turquia, China, Itália e África do Sul.
Esta edição especial estará recheada de actividades comemorativas, não só as da própria FILDA, como dos seus participantes e expositores que se uniram à organização para dinamizar actividades comemorativas e celebrar conjuntamente os 30 Anos de História de Angola.
Aceda ao Programa das comemorações FILDA 1983-2013
Angola participa na 37ª sessão do Comité do Património Mundial no Cambodja

Angop
Secretário de Estado da Cultura, Cornélio Caley
Secretário de Estado da Cultura, Cornélio Caley
Luanda - O secretário de Estado da Cultura, Cornélio Caley, encontra-se no Cambodja, onde participa de 16 a 27 deste mês na 37ª Sessão do Comité do Património Mundial.
Segundo nota de imprensa do Ministério da Cultura (Mincult) enviada hoje, terça-feira, à Angop, além de Cornélio Caley, integram a delegação angolana o governador da província do Zaire, João Joanes André, a coordenadora do Projecto M’banza Kongo - “Cidade a desenterrar para preservar”, Sónia Domingos, a coordenadora do Projecto Tchintundu-Hulu - “ A escrita dos Ancestrais do Deserto”, Maria Piedade de Jesus.
A delegação é ainda integrada pelo director provincial da Cultura do Zaire, Biluka Nsakala Nsenga.
No decorrer dos trabalhos, nas cidades de Phnom Penh e Siem Reap, no Cambodja, sob direcção da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), prevê-se a inclusão de novos sítios na Lista do Património Mundial da UNESCO, bem como a inspecção da conservação de bens que já fazem parte da Lista do Património da Humanidade.A delegação angolana faz-se representar com material de divulgação e promocional dos projectos M’banza Kongo - “Cidade a desenterrar para preservar”, e Tchintundu-Hulu - “ A escrita dos Ancestrais do Deserto”.Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário