segunda-feira, 3 de junho de 2013

Livros para Junho


O MELHOR DE FERNANDO PESSOA EM EDIÇÕES CUIDADAS E ACESSÍVEIS
Nova colecção Pessoa Breve dirigida por Richard Zenith e Fernando Cabral Martins
“Uma nova colecção em torno da obra de Fernando Pessoa que tem como objectivo proporcionar aos leitores o melhor da obra pessoana, em edições rigorosas e acessíveis. A direcção da nova colecção Pessoa Breve está a cargo de Richard Zenith e Fernando Cabral Martins e os primeiros livros chegam às livrarias no próximo dia 3 de Junho.
O trabalho de edição da obra de Pessoa tem vindo a desenvolver-se nos últimos anos, a tal ponto que se pode dizer estarmos hoje perante a publicação completa e corrigida da sua poesia — e ainda de parte substancial da sua prosa. É, pois, altura de se preparar uma série antológica em pequenos volumes que possa reunir os textos mais representativos de cada heterónimo ou de cada livro ou tema. O conjunto de volumes previstos ultrapassa as duas dezenas, sendo os quatro primeiros, como não poderia deixar de ser, dedicados aos quatro nomes fundamentais do universo pessoano: os heterónimos Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Alberto Caeiro e, claro, o ortónimo Fernando Pessoa. Esta colecção  incluindo os textos publicados em vida e os mais célebres e marcantes, sempre em formas acabadas e rigorosamente conferidas pelos originais, tem como objectivo oferecer o melhor Pessoa." Porto Editora
O escritor Herberto Helder editou no dia 27 de Maio , um novo livro, de poesia inédita, intitulado "Servidões", com selo da Assírio & Alvim e com capa assinada pela artista plástica Ilda David.  O livro reúne mais de 70 novos poemas e uma prosa inicial do autor, biográfica, de memórias, e na qual evoca a ilha onde nasceu - Madeira -, fala de poesia, da morte e da compreensão da própria vida.
"Cumprira-se aquilo que eu sempre desejara - uma vida subtil, unida e invisível que o fogo celular das imagens devorava. Era uma vida que absorvera o mundo e o abandonara depois, abandonara a sua realidade fragmentária. Era compacta e limpa. Gramatical", escreveu.
Herberto Helder, um dos mais reservados e discretos poetas da literatura portuguesa, não dá entrevistas há várias décadas e em 1994 recusou o Prémio Pessoa, que lhe foi atribuído.
Nasceu no Funchal, a 23 de Novembro de 1930, frequentou o curso de Filologia Românica da Faculdade de Letras de Lisboa, e publicou o primeiro livro, "O Amor em visita", em 1958.”
«como se atira o dardo com o corpo todo,
com a eternidade em não mais que nada,
e depois a abolição do tempo,
e então o que respira no corpo passa à vara,
e o que respira na vara passa depois à ponta,
tu não, tu já respiraste tudo pelo dardo fora,
mudo e cego e surdo,
e és um só ponto do alvo onde respiras todo,
e tudo respira nesse ponto,
em ti, veia da terra, oh
sangue sensível» Herberto Helder, in “ Servidões”, Assírio & Alvim,2013

“O Palácio da Meia-Noite”, de Carlos Ruiz Zafón, segundo livro da trilogia da Neblina, saiu no dia 30 de Maio  com a chancela da  Planeta Manuscrito.
«Espero que gostem deste passeio pelo mundo crepuscular de Calcutá nos anos de 1930, onde as sombras da noite são mais espessas do que o sangue.»Carlos Ruiz Zafón

Sinopse: «No coração de Calcutá esconde-se um obscuro mistério….
Um comboio em chamas atravessa a cidade.Um espectro de fogo semeia o terror nas sombras da noite.Mas isso não é mais do que o princípio.Numa noite obscura, um tenente inglês luta para salvar a vida a dois bebés de uma ameaça impensável.Apesar das insuportáveis chuvas da monção e do terror que o assedia a cada esquina, o jovem britânico consegue pô-los a salvo, mas que preço irá pagar?
A perda da sua vida. Anos mais tarde, na véspera de fazer dezasseis anos, Ben, Sheere e os amigos terão de enfrentar o mais terrível e mortífero mistério da história da cidade”

Uma Verdade Incómoda” é o título do novo romance, de  John Le Carré que será lançado pela Dom Quixote,  no próximo dia 8 de Junho.
Sinopse: «Uma operação de contraterrorismo, baptizada com o nome de código Vida Selvagem, está a ser montada na mais preciosa colónia britânica – Gibraltar. O seu objectivo: capturar e raptar um importante comprador de armas jihadista. Os seus autores: um ambicioso Ministro dos Negócios Estrangeiros e um fornecedor privado de equipamentos de defesa que é também seu amigo íntimo. A operação reveste-se de tal delicadeza que nem o chefe de gabinete do ministro, Toby Bell, tem acesso a ela.
Suspeitando de uma desastrosa conspiração, Toby procura impedi-la, mas é rapidamente colocado no estrangeiro. Três anos decorridos, chamado por Sir Christopher Probyn, um diplomata britânico aposentado, ao seu arruinado solar da Cornualha, e seguido de perto pela filha deste, Toby vê-se obrigado a escolher entre a sua consciência e o dever para com o serviço. Mas se a única coisa necessária para o triunfo do mal é que os homens bons nada façam, como pode ele manter-se calado?"
.
"Chelou", "bombasses" ou "bien-pensance"... Les nouveaux mots du Petit Robert 2014
Par L'EXPRESS.fr, publié le 28/05/2013 à 16:03, mis à jour à 16:04
La nouvelle édition du dictionnaire accueille les "décomplexées", "low cost", "graffeurs" et ceux qui en "font des caisses", autant de mots et expressions de la vie quotidienne, nouveaux venus dans ce millésime. 

Trop "chelou" le Petit Robert 2014. En librairie le 6 juin, en même temps que son rival Le Petit Larousse 2014, ce dictionnaire de la langue française "reflète les besoins et les richesses de l'actualité et donne au lecteur les moyens d'exprimer le monde actuel", disent les éditions Le Robert, avec l'ajout traditionnel de plusieurs mots ou expressions. 
De "goncourable" à "modeux"

Passés au crible de ses lexicographes, déboulent aussi dans Le Petit Robert des mots issus des nouvelles technologies comme "texter" (écrire des textos), "itinérance" et "microblog", mais aussi les expressions "transgénérationnel" et "interprofession", "nobéliser" (de prix Nobel) ou "goncourable" (susceptible de décrocher le prix Goncourt).
Ils s'affichent aux côtés des moins sympathiques "PCB", composé chimique très toxique, et "conspirationnistes", défendant la théorie d'une conspiration organisée pour manipuler l'opinion. S'immiscent aussi dans ses pages de nouveaux mots familiers imagés, tels "kéké" (frimeur), "modeux", "clasher", "choupinet" (mignon) ou l'incongru "hénaurme", variante du traditionnel "énorme".
Les noms propres ne sont pas en reste
Le Petit Robert des noms propres 2014, disponible le 13 juin, fait quant à lui entrer de nombreux auteurs et cinéastes, tels Philippe Djian, Jim Harrison, Jacques Tardi, Yasmina Khadra, Michel Hazanavicius ou Jacques Audiard, mais aussi le pape François, Xi Jinping, qui succède à Hu Jintao en Chine, le Nobel de physique Serge Haroche ou encore des équipes de rugby mythiques, All Blacks de Nouvelle-Zélande, Wallabies australiens et Springbocks d'Afrique du Sud.
Petit Robert et Petit Robert des noms propres se déclinent aussi désormais en version numérique. L'achat de chacun des deux dictionnaires imprimés offre un accès intégral aux deux ouvrages numériques pendant un an.”L'Express-Culture avec Lire

Sem comentários:

Enviar um comentário