quinta-feira, 6 de junho de 2013

Ano Portugal Brasil (Agora)

O Ano de Portugal no Brasil e o Ano do Brasil em Portugal, iniciativa concebida como uma oportunidade para actualizar as imagens recíprocas, promover as culturas e as economias de ambos os países e estreitar os vínculos entre as sociedades civis, está a terminar. Diversas e múltiplas acções foram impulsionadas numa programação elaborada pelos dois países.
Eis algumas dessas manifestações culturais que estão em cena  e outras que se seguem e que culminam com a visita oficial de Dilma Rousself a Portugal  no próximo dia 10 de Junho, Dia de Portugal, Dia de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Já está a decorrer, em Coimbra, mais uma mostra de Teatro brasileiro de São Paulo. A estreia da edição de 2013, arrancou com a peça "Hygiene".
Concerto de Maria João e Mário Laginha no Unimúsica 2013
Salão de Atos da UFRGS, Porto Alegre
dia 06-06 às 20h00
Apresentação do albúm Iridescente
"Entre Setembro de 2012 e Junho de 2013, Brasil e Portugal, em iniciativa conjunta, celebram a cultura luso-brasileira em uma série de actividades programadas nos ciclos Ano de Portugal no Brasil e Ano do Brasil em Portugal. Inspirado neste panorama, o projecto Unimúsica escolheu como tema para a série 2013 o rico cancioneiro da língua portuguesa, incorporando pela primeira vez em sua programação a produção musical de artistas portugueses.
Uma parte do tanto que o Brasil tem ainda a conhecer sobre os seus parceiros de idioma estará ao nosso alcance em forma de canção. Ao longo do ano, a palavra entoada em português em diferentes dicções soará no palco do Salão de Atos – são fados e sambas, sembas e mornas que vêm do passado e do futuro para encontrar aqui um lugar.
Assim, no mês de Junho, o Unimúsica receberá Maria João e Mário Laginha, consagrados em Portugal e no mundo, a cantora e o pianista são reconhecidos por toda parte pela sintonia e cumplicidade que caracterizam o seu trabalho em duo. Em quase duas décadas de actuação, juntos, eles já fizeram centenas de concertos e gravaram mais de dez discos.
Iridescente é o mais novo álbum da dupla, fruto de uma encomenda da Fundação Calouste Gulbenkian para um ciclo de Músicas do Mundo. Concebido para uma formação inusual de voz, piano, acordeão, harpa e percussão, nele Maria João assina todas as letras e o tema que dá nome ao disco, enquanto Mário Laginha é responsável pelos demais temas e arranjos. É justamente o repertório de Iridescente que os artistas portugueses apresentam no palco do Unimúsica.
Mais uma vez o público de Porto Alegre poderá conferir o entrosamento do duo, um entrosamento aprimorado através do tempo, que transborda em criatividade a cada novo concerto."
 Dilma visitará Portugal na próxima segunda-feira
“A presidente Dilma Rousseff fará uma visita oficial a Portugal na próxima segunda-feira, informou nesta terça-feira a Presidência da República. Este é a segunda viagem de Dilma a Portugal, depois da breve visita que realizou em 2011, que precisou ser suspensa pela morte do ex-vice-presidente José Alencar.
O governo ainda não divulgou a agenda de Dilma em Lisboa, cuja visita coincide com o último dia do "Ano do Brasil em Portugal" e do "Ano de Portugal no Brasil", iniciativas culturais promovidas pelos dois países desde o dia 7 de setembro do ano passado.
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, realizou uma visita de dois dias a Lisboa em abril, na qual foi recebido pelo primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho.”Terra Brasil
Um Dia de Camões
Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense
10 de junho de 2013 - Um Dia de Camões
Este encontro visa "ler o poeta como poeta", destacando assim a sua contemporaneidade. Na ocasião, será ainda lançado o livro "Signos de Camões", de Luís Maffei.
Sobre o livro "Signos de Camões":
“Luis Maffei, poeta destacado no panorama da literatura brasileira, além de professor de Literatura Portuguesa da Universidade Federal Fluminense, chega a seu quinto livro de poesia. Em cada um dos 12 longos poemas de Signos de Camões, que tem belos desenhos de Mariana Vilhena e posfácio da astróloga e estudiosa de literatura Roberta Ferraz, a genialidade do autor fica evidente.
Não é exagero caracterizar como espantosa a capacidade criativa de Maffei, que, ao passear pelos signos do zodíaco com a destreza de um astrólogo, cria, com a iluminação sugerida pelo nome que partilha com o grande poeta português, um Camões diferente a cada casa zodiacal. Ao leitor é oferecido o deleite de textos escritos com maestria, muitos em difíceis formas fixas camonianas e da poesia ocidental, num instigante exercício de leitura, pois o próprio autor se impôs, para a escrita do livro, a tarefa de ler, pensar e imaginar possíveis signos camonianos para buscar, enfim, compreender e aproximar-se da poesia do grande vate.
Uma vez desconhecida a data de aniversário do autor d’ Os Lusíadas, Luis Maffei propõe um texto para cada signo do zodíaco, de forma a supor, mais que a configuração celeste do momento do nascimento de Camões, temas e formas poéticas a figurarem nesses seres de papel, imaginados e muito bem desenhados pela mão do autor. Logo, se, por exemplo, a possibilidade canceriana de Camões é exercitada através de um texto que tende ao melancólico, expresso em decassílabos que evocam a “casa moribunda”, seu exercício na casa de Escorpião é uma intensa prosa poética a revelar, na penumbra de velas recém-apagadas, um amoroso segredo que explode convenções.
Portanto, ao, de certa forma, navegar pelo mar desconhecido – tal qual fez e imaginou Luis de Camões, quando da escrita da trágica epopeia lusitana –, Luis Maffei lança-se ao mar da astrologia e da tradição poética, terreno caro ao escritor, para exercitar-se e, nesta constelação, reinventar possibilidades de leitura e escrita através deste Signos de Camões”.

Conferência Brasil-Portugal "Um olhar atual"
Fundação Getulio Vargas
10 de junho de 2013, 9.00h -18.00h Conferência internacional, com o objetivo de estimular a descoberta de emergentes oportunidades, em novas plataformas de cooperação

Sem comentários:

Enviar um comentário