terça-feira, 9 de abril de 2013

A política alimenta-se de mitos

“ Todas as artes têm produzido maravilhas, só a arte de governar tem produzido apenas monstros.” Saint-Just
O DESAFIO DO POLÍTICO
"Não podemos alhear-nos da dimensão política se queremos compreender o nosso mundo e o nosso tempo, se queremos influenciar os nossos destinos e o destino. Mas como conceber a política?
A política lança o maior desafio ao conhecimento. A política é uma coisa geral que requer ideias gerais num mundo em que os conhecimentos gerais são insuficientes por serem gerais e os conhecimentos especializados são insuficientes por serem especializados. A política diz respeito a todos os domínios do conhecimento do homem e da sociedade, ainda que esses conhecimentos sejam ao mesmo tempo balbuciantes, compartimentados e enganadores. A política trata do que há de mais complexo no universo – os assuntos humanos –, e a sua relação com os assuntos humanos tornou-se extremamente complexa.  Com efeito, o não-político não pode ser isolado do político, mas ao mesmo tempo não se pode reduzir tudo ao político. Tudo o que é não-político comporta pelo menos uma dimensão política: a ecologia, a demografia, o nascimento, a juventude, a velhice, a saúde, a habitação, o bem-estar, o mal-estar, o livre trânsito dos espermatozóides, o controlo das ovulações, etc.. Inversamente , tudo o que é político comporta também, sempre, uma dimensão não-política. Mais profundamente, as nossas vidas , as nossas mortes, as nossas venturas, as nossas desventuras escapam em todos os sentidos ao político. Mas a vida e a morte de cada humano dependem também da determinação política, a vida e a morte da humanidade entram doravante no jogo político entre Potências e impotências.
A política, de que tudo depende, depende também de tudo o que depende dela. A política que decide da economia, da sociedade, do exército, depende ela própria  de condições económicas, sociais  e militares. A política é o preliminar que depende de múltiplos preliminares que dependem dela. No fim de contas, o destino do mundo depende do destino político, que depende do destino do mundo…
(...)A política ocupa-se do que há de mais complexo e precioso: a vida, o destino, a liberdade dos indivíduos, das colectividades e doravante da humanidade. E no entanto é na política que imperam as ideias mais simplistas, as menos fundadas, as mais brutais e as mais mortíferas. Nessa esfera, a mais  complexa de todas, impera o pensamento menos complexo. As estruturas mentais mais infantis impõem-lhe uma visão maniqueísta em que se opõem Verdade/Mentira, Bem/Mal. É na esfera política que imperam o pensamento fechado, o pensamento dogmático, o pensamento fanático, o tabu, o sagrado… Claro que como tudo o que é humano a política alimenta-se de mitos, que por sua vez se alimentam das nossas aspirações mais profundas. Mas foi no mito político que se refugiaram e vazaram as escatologias, as promessas de Salvação que transformaram os mitos em ilusões.
(…) A política exige vitalmente um pensamento que consiga erguer-se ao nível da complexidade do próprio problema político e corresponder ao querer-viver da espécie humana."Edgar Morin, in “ As grandes questões do nosso tempo”, Notícias Editorial,1983

Sem comentários:

Enviar um comentário