sábado, 9 de março de 2013

Uma vez que já tudo se perdeu


Cantam na Catedral
Cantam na catedral ao fim do dia
Sou uma posição ameaçada
E nada nos meus gestos concilia
o fim do dia com a madrugada

Esta chávena faz-me companhia
Um café pode ser a solução
Ó vida ora cheia ora vazia
Só falta agora o sol banhar-me a mão

Mas vem o vento anavalhar as ruas
e confundir de folhas nossos pés
Agora mesmo sobre a mesa as tuas
mãos e tenho de perguntar quem és

Dezembro dizes. Por não outubro
ó schelling o dos quaresmais?
1512? Quase o dobro
Torremolinos não. Um pouco mais

É roma é meio-dia é um bocado
A vida acaba a vida principia
Reconheces o lixo assim esmagado
por uma aprovadora maioria?

Mas cantam e o meu rosto permanece
e levam-se mais longe os comprimidos
Uma criança diz que me conhece
Os dias começam a ser compridos

Uma vez que já tudo se perdeu

Que o medo não te tolha a tua mão
Nenhuma ocasião vale o temor
Ergue a cabeça dignamente irmão
falo-te em nome seja de quem for

No princípio de tudo o coração
como o fogo alastrava em redor
Uma nuvem qualquer toldou então
céus de canção promessa e amor

Mas tudo é apenas o que é
levanta-te do chão põe-te de pé
lembro-te apenas o que te esqueceu
                                                                                                    
Não temas porque tudo recomeça
Nada se perde por mais que aconteça
uma vez que já tudo se perdeu
Ruy Belo , in “ Homem de Palavra(s)”, Editorial Presença

Sem comentários:

Enviar um comentário