sexta-feira, 22 de março de 2013

Para salvar o Planeta

CAMINHADA DE 1000 PASSOS PELO PLANETA EM LISBOA

"Às 20 horas e 30 minutos (hora local) de sábado, dia 23 de Março, centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, independentemente de raça, religião ou localização geográfica juntam-se numa acção simbólica em defesa do ambiente, um momento único de contemplação do planeta e celebração do compromisso de protegê-lo durante todo o ano.
Pelo sétimo ano consecutivo o mundo fica às escuras em sinal de apoio a uma iniciativa que começou em Sydney em 2007.
Caminhada de 1000 passos pelo Planeta em Lisboa
Este ano para assinalar a Hora mais importante do ano, a WWF, em parceria com a MAG -Brand & Entertainment, organiza em Lisboa uma caminhada de 1000 passos pelo Planeta ao longo da Rua de Cintura do Porto (ponto de encontro - Cais da Viscondessa, 20h00). Em simultâneo todos os participantes vão poder ver ao vivo o ‘apagão’ de alguns dos mais emblemáticos monumentos da cidade como o Cristo Rei e a Ponte 25 de Abril; a marcha inicia-se precisamente às 20h30, no momento em que for desligado o interruptor simbólico, que marca o início da Hora do Planeta, instalado na WWF Village.
Esta prova, aberta a todos os cidadãos que nessa hora queiram mostrar o seu compromisso com o Planeta, vai ser identificada pela “luminosidade” das pulseiras glow que serão distribuídas pelos participantes, originando um efeito singular e inédito, fazendo deste evento um momento único de celebração do ambiente.
Ângela Morgado, da WWF, diz que “a caminhada da Hora do Planeta vai envolver famílias e todos os que apoiam o ambiente, incluindo alguns dos nossos embaixadores, numa acção simbólica pelo planeta, por isso a WWF desafia todos para virem até Santos no dia 23 de Março, para se reunirem num objectivo comum – o de mostrar ao mundo que todos temos o poder para mudar o mundo em que vivemos”.
Para participar basta ir ao site da WWF www.wwf.pt e efectuar a inscrição preenchendo o formulário. O custo de participação na "Caminhada Hora do Planeta" é de 7€; 1€ reverterá a favor da WWF e dos seus projectos em Portugal.
Sandra Coias é voz da Hora do Planeta 2013
Sandra Coias, embaixadora da iniciativa desde 2011, é, pelo segundo ano consecutivo, a voz do spot de rádio e televisão da campanha deste ano da Hora do Planeta; com edição da produtora Sync, o spot de de 25 segundos tem locução de Sandra Coias com a música "Without You" de David Guetta e Usher.
Em Portugal a adesão à Hora do Planeta, já conta com três novas caras conhecidas dos portugueses que representam as diferentes gerações que se comprometem pelo nosso Planeta, as actrizes Eunice Munhoz e Beatriz Figueira e a apresentadora Diana Bouça-Nova. Também Joana Seixas (actriz), Sandra Coias (actriz e modelo) e Mário Franco (modelo) já confirmaram que mantém o seu apoio a esta iniciativa e já estão a pensar nos seus compromissos para este ano.
Desde a primeira edição da Hora do Planeta, em 2007, os defensores e apoiantes deste evento global incluem nomes como o prémio Nobel da Paz, Arcebispo Desmond Tutu; o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon; as actrizes Cate Blanchett e Nicole Kidman, além de Kylie Minogue, Yoko Ono, Ashton Kutcher, a supermodelo brasileira Gisele Bundchen, a apresentadora de TV Jamie Durie, o actor Kevin Bacon, a personalidade televisiva Amanda Holden, a cantora Alexandra Burke, os chefs Bill Granger e Tom Aiken, o vocalista dos Coldplay, Chris Martin, o actor Edward Norton e a modelo da Victoria's Secret, Miranda Kerr.
"A Hora do Planeta é um grande momento para as celebridades e figuras públicas de elevado prestígio usarem a sua influência para chamarem a atenção para os problemas que o nosso planeta está a enfrentar. Este ano, mais do que nunca, pedimos a essas celebridades, não só para incentivarem os seus fãs e simpatizantes a participarem no apagão global, mas também que eles próprios se comprometam a ir mais além nesta luta que é de todos", diz a WWF incentivando as celebridades e as pessoas em geral a partilharem um desafio pessoal com o mundo, sob o mote: "O que estás disposto a fazer para salvar o planeta?"
Breve Resumo Hora do Planeta 2012:
Em 2012, 152 países e territórios participaram na Hora do Planeta, mais de 7000 cidades e localidades juntaram-se à iniciativa e 7 países fizeram o seu desafio IWIYI (Eu faço se tu fizeres). Em Portugal além do apoio de 10 embaixadores (celebridades) à iniciativa, mais de 90 municípios aderiram e 5 centenas de monumentos emblemáticos nacionais ficaram às escuras, como a Ponte 25 de Abril, o Mosteiro dos Jerónimos, o Cristo Rei, em Lisboa e o Convento de Cristo, em Tomar.
2013 – 30 Cidades portuguesas já aderiram à Hora do Planeta, incluindo Lisboa, Faro e Porto
À data de hoje, em Portugal, 20 municípios, onde se inclui a capital Lisboa e as cidades do Porto e Faro, já aderiram à Hora do Planeta 2013 que se celebra no próximo dia 23 de Março. Na noite de 23 de Março, entre as 20H30 e as 21H30, os monumentos mais emblemáticos de cada uma destas cidades portuguesas celebrarão a Hora do Planeta como a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, os Paços do Concelho e o Padrão das Descobertas e a estátua do Marquês de Pombal em Lisboa, o Santuário do Cristo Rei, a Ponte 25 de Abril, o Palácio de Monserrate, a Igreja do Sameiro, a Torre do Relógio em Albufeira, o Castelo de Montemor-o-Velho são alguns dos monumentos que ficarão apenas iluminados pela luz das estrelas na noite de 23 de Março.
No contexto da plataforma “Eu farei se tu fizeres” as cidades portuguesas comprometem-se com acções positivas pelo ambiente ao longo de todo o ano, se os seus munícipes desligarem as luzes na noite de 23 de Março na Hora do Planeta. Em Loulé, a autarquia promete desligar o stand by de todos os equipamentos eléctricos existentes no município após o horário laboral. Em Ribeira Grande, na última 6ª feira de cada mês, vai ser desligada a iluminação exterior dos edifícios escolares do 1º ensino básico do Concelho. Em Alenquer, a Câmara promete desligar as luzes da fonte cibernética em períodos que não correspondam a épocas festivas.
2013 – Hora do Planeta no mundo
A WWF Rússia lança a Hora do Planeta 2013 com uma petição para proibir o corte industrial de madeira em florestas de protegidas após o sucesso da assinatura de uma lei que o Parlamento russo aprovou para proteger os mares da poluição por hidrocarbonetos como resultado da campanha ‘I Will If You Will’ / Hora do Planeta que a WWF Rússia lançou em 2012.
O Uganda cria a primeira floresta Hora do Planeta uma iniciativa que também representa a luta dos ugandeses para alterar a estatística de 6.000 hectares de desflorestação que ocorre no país, a cada mês. A WWF Uganda identificou cerca de 2.700 hectares de área florestal degradada e definiu uma meta para restaurar esta área com pelo menos 500 mil árvores nativas como parte de sua campanha Hora do Planeta 2013.
Sobre a Hora do Planeta
A Hora do Planeta é uma iniciativa global ambiental em parceria com a WWF. Indivíduos, empresas, governos e comunidades são convidados a desligarem as suas luzes durante uma hora no sábado, dia 23 de Março de 2013 às 20:30 para mostrarem o seu apoio a esta acção ambientalmente sustentável. Em 2012, a Hora do Planeta é I WILL IF YOU WILL (Eu faço se tu fizeres) um conceito que convida pessoas e organizações a desafiarem outros ao mesmo tempo que assumem o seu próprio compromisso ambiental e vão para além da hora. A Hora do Planeta começou numa única cidade em 2007 e em 2012 atingiu mais de 2 mil milhões de pessoas, em 152 países em todos os continentes, recebendo títulos como "a maior campanha do mundo pelo planeta".
A WWF é uma das maiores e mais respeitadas organizações independentes de conservação do mundo, com quase cinco milhões de apoiantes e uma rede global activa em mais de 100 países. A missão da WWF é travar a degradação do ambiente natural do planeta e construir um futuro no qual os seres humanos vivam em harmonia com a natureza, pela conservação da diversidade biológica do mundo, garantindo que a utilização dos recursos naturais renováveis seja sustentável e promovendo a redução da poluição e do desperdício."e-cultura

Sem comentários:

Enviar um comentário