terça-feira, 12 de março de 2013

Cometa visível nos céus


Posição do 2011 L4 Panstarrs no céu nos próximos dias
Posição do 2011 L4 Panstarrs no céu nos próximos dias

O cometa 2011 L4 Panstarrs, descoberto há um ano e meio, tem sido visível do planeta Terra, no hemisfério sul. Mas a sua trajectória dentro do Sistema Solar vai permitir que nos próximos dias seja visto, a olho nu, no hemisfério norte.Será observável como um ponto luminoso com uma cauda difusa a elevar-se verticalmente no horizonte, fazendo lembrar um ponto de exclamação. Não representa qualquer risco para a Terra, afirmam os especialistas da NASA, que seguem atentamente o objecto. O 2011 L4 Panstarrs começa a ser visível  mesmo durante a noite, contudo em condições difíceis. Será necessário um campo de visão totalmente limpo, a oeste, e só se verá durante 15 minutos depois do anoitecer. No  Domingo, o cometa esteve no ponto da sua órbita mais próximo do Sol, deixando de ser visível devido ao brilho intenso da luz solar. Mas a 12 de Março,  Terça-feira, voltará a aparecer no céu.
Até final do mês, vai ser cada vez mais difícil ver o cometa, mesmo com pequenos telescópios. Isto, porque não é muito brilhante e vai estar muito baixo no horizonte. Para ser visível, o céu terá de estar limpo de qualquer obstáculo, a sudoeste, pouco depois do crepúsculo e as condições atmosféricas devem ser boas”, explica em comunicado Amy Mainzer, do Laboratório de Propulsão a Jacto, da NASA.
Quem perder esta oportunidade, poderá ainda este ano, no final do Outono, observar o cometa Ison que também nos fará uma visita," in CiênciaHoje",8/03/2013

Sem comentários:

Enviar um comentário