quinta-feira, 7 de março de 2013

Claude Debussy


A Fundação Calouste Gulbenkian promoveu a 14 e 15 de Fevereiro, o Festival Débussy. Tendo como pano de fundo as comemorações dos 150 anos do nascimento de Claude Debussy, o Festival Debussy+ apresentou dois concertos dirigidos pelo compositor Marc-André Dalbavie e o espectáculo Le Martyre de Saint Sébastien, que cruza fragmentos do filme Teorema de Pasolini com o texto original de Gabriele D’Annunzio. Este concerto é um retrato da música de Dalbavie inspirada em Debussy, incluindo uma estreia mundial de uma orquestração das canções de Debussy inspiradas em temas populares.
Na sequência deste evento , recordamos também este compositor francês com "Sirènes" (Sereias) terceiro e último movimento da obra Nocturnes (1898/1899).
Os Nocturnes de Debussy estão na base do mito da música impressionista. Eles apresentam o mesmo princípio que o compositor já defendia para orquestração." Eu desejaria para a música uma liberdade que lhe é talvez mais inerente que a qualquer outra arte, não se limitando a uma reprodução mais ou menos exacta da natureza, mas às misteriosas correspondências entre a Natureza e a Imaginação. Não existe teoria. É necessário somente ouvir. Prazer, esta é a lei..." Claude Debussy (1862-1918) um dos compositores mais importantes de seu tempo.
A  música de  Debussy  afirmou-se  pela  recusa em copiar  e  seguir os padrões musicais  da sua época. Foi um inovador.


Sem comentários:

Enviar um comentário