sábado, 16 de março de 2013

Assim foi a semana

OMS lança relatório de saúde da Europa em 2012


"A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou no passado dia 13 um relatório sobre a situação da saúde na Europa. Segundo o documento, a esperança média de vida dos europeus aumentou, ainda que se verifiquem grandes diferenças entre os países do continente.
O relatório mostra que a esperança média de vida de um europeu era de 76 anos em 2010, mais 5 anos do que em 1980. A Suíça, a Islândia e a região do Mediterrâneo lideram a lista dos países com maior longevidade, com uma expectativa de vida de 82 anos. A Rússia registar o número mais baixo do grupo, 69 anos.
As doenças cardiovasculares são as que mais matam na Europa, sendo responsáveis por metade das mortes de pessoas com idade inferior a 65 anos. Apesar da alta mortalidade provocada por este tipo de enfermidades, os indicadores mostram que a sua influência está a diminuir, excepção feita aos países do leste europeu onde se regista uma tendência de subida." rcmpharma15/03/2013 
O cardeal argentino Jorge Bergoglio é o primeiro latino-americano e o primeiro jesuíta a liderar a Igreja Católica "Foi a 21 de Fevereiro de 2001 que João Paulo II fez de Jorge Mario Bergoglio Cardeal. Nove anos antes, o mesmo Papa nomeou-o Bispo. Bergoglio, homem de fé austera, teve uma carreira meteórica na hierarquia da Igreja Católica Romana.  O seu nome não estava entre os favoritos, no entanto, em 2005, no meio de indiscrições após o Conclave, soube-se que Bergoglio tinha sido o segundo nome mais votado. Ratzinger, ou Bento XVI, foi o primeiro. O novo Papa tem 76 anos. Filho de imigrantes italianos, nasceu em Buenos Aires. Além da sua nacionalidade, argentina, a sua idade constitui outra surpresa. Depois de Bento XVI, esperava-se um Sumo Pontífice mais novo. E de saúde mais robusta. mas adolescente, Bergoglio contraiu uma doença respiratória infecciosa e desde os 20 anos que vive só com um pulmão. Técnico em química, foi mais tarde que escolheu o sacerdócio.Foi aos 21 anos, quando entrou para a Companhia de Jesus. Como estudos escolheu Humanidades e obteve uma Licenciatura em Filosofia. É a primeira vez que um jesuíta se torna Papa, isto apesar da Companhia de Jesus ser uma das três mais importantes organizações dentro da Igreja Católica Romana. Ordenado padre em 1969, quando completa 36 anos, em 1973 torna-se primado da Argentina. Ou seja, o responsável nacional dos jesuítas do país. Três anos depois começa a ditadura na Argentina. Um período que traz algum desconforto a Bergoglio. Os sequestros políticos começam, padres e a classe trabalhadora, muito implicados socialmente, tornam-se alvo especial da junta. Dois prelados são detidos e torturados. Nessa altura, tentaram implicar Bergoglio. O agora Papa sempre rejeitou essa acusação. E na Argentina, a sua má relação com o casal Kirchner é conhecida. Começou no tempo de Nestor e culminou em 2010, com Cristina no poder, por causa da legalização, no país, do casamento homossexual. Apesar de se opor ao aborto e à ordenação das mulheres, Bergoglio criticou, em 2012, os padres que recusam baptizar crianças nascidas fora do casamento. Chamou-os “hipócritas”. Mas o que o apaixona é a luta contra a pobreza. E conhece bem os bairros desfavorecidos de Buenos Aires. A escolha de Jorge Mario Bergoglio é vista por muitos como o regresso da humildade ao Vaticano. Uma humildade que o Cardeal professa. Sempre preferiu os transportes públicos, abdicou dos faustos oferecidos pela residência dos arcebispos e vive num apartamento modesto. Como vai um jesuíta agora encarar a vida de Papa?" Euronews

Vislumbre do bosão de Higgs nas colisões de outras partículas
                        Vislumbre do bosão de Higgs nas colisões   de outras partículas Fotografia © CERN

"Os físicos do CERN anunciaram em Julho a descoberta de uma nova partícula que, tudo indicava, poderia ser o tão procurado bosão Higgs. A tal "partícula de Deus", que é responsável pela massa das outras partículas, segundo o Modelo Padrão da Física, o mais consensual para explicar o mundo da matéria e a forma como ela se organiza. Hoje, os cientistas do CERN foram mais incisivos. Numa conferência que está decorrer em Itália, e com duas vezes e meia mais de dados já analisados, os físicos afirmam que a partícula anunciada há oito meses se parece cada vez mais com o bosão de Higgs.
"Os resultados preliminares sobre a totalidade dos dados de 2012 são magníficos e, para mim, é claro que estamos perante o bosão de Higgs, ainda que nos encontremos longe de saber que tipo de bosão de Higgs se trata", adiantou Joe Incandela, da experiência CMS, uma das que detetou os sinais da nova partícula. O físico fez hoje a apresentação dos novos resultados na conferência "Encontros de Moriond", que está a decorrer em La Thuille, nos Alpes italianos, e que é o primeiro grande encontro de Física do ano.
Os dados obtidos pela ATLAS, a outra experiência do CERN orientada para a busca deste bosão, vão no mesmo sentido. "Os novos resultados são belíssimos e apontam para que a nova partícula tem as características do bosão de Higgs do Modelo Padrão", confirmou o porta-voz da ATLAS, Dave Charlton.
Há, no entanto, confirmações que é necessário fazer para se ter uma certeza absoluta sobre estas indicações fortes. "Mantém-se em aberto a questão de este ser mesmo o bosão de Higgs, ou um bosão mais leve de uma série deles do mesmo tipo, que estão previstos por algumas teorias que vão para além do Modelo Padrão", explica o CERN, sublinhando "que responder a esta questão vai levar tempo".
O bosão de Higgs foi teorizado na década de 60 do século passado pelo físico britânico Peter Higgs, tornando-se a chave para compreender o mundo da matéria segundo o Modelo Padrão da Física. Mas para haver certezas, pelos vistos, ainda vai ser preciso esperar mais algum tempo, enquanto os físicos continuam a fazer contas." DN,14/03/13
Dois milhões de crianças poderão ser "geração perdida"
Crianças brincam num tanque destruido em Aleppo.
"Mais de dois milhões de crianças sírias poderão tornar-se uma "geração perdida" devido à falta de apoio da comunidade internacional, alertou a UNICEF, que pede fundos urgentes para abordar a crise no país.
Se a situação não melhorar, avisou a agência da ONU para a infância num relatório que assinala os dois anos do conflito na Síria, a organização será obrigada a interromper, até ao final de Março, as "operações para salvar vidas na Síria".A UNICEF acrescentou que será "incapaz de responder às necessidades básicas das crianças, tais como acesso sanitário, campanhas de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, cuidados neonatais e ajuda médica de urgência".
Até agora, a comunidade internacional financiou apenas 20% do total de 195 milhões de dólares (150 milhões de euros) pedidos pela UNICEF para cobrir, até ao fim de Junho  as necessidades humanitárias das mulheres e das crianças afectadas pela crise na Síria, na Jordânia, no Líbano, na Turquia, no Iraque e no Egito.
O conflito na Síria afecta actualmente mais de dois milhões de crianças, 536.000 das quais têm menos de cinco anos, e uma em cada cinco escolas foi destruída pela guerra.
Cerca de 800 mil crianças com menos de 14 anos estão deslocadas no interior do país, enquanto meio milhão de menores são refugiados em países vizinhos.
"Em resumo, a crise está a chegar a um ponto sem retorno, com consequências de longo prazo para a Síria e a região como um todo, incluindo o risco de uma geração perdida de crianças sírias", escreveu a UNICEF no relatório.
Para o Director executivo daquela agência, Anthony Lake, "o risco de ver perder uma geração aumenta a cada dia de deterioração da situação".
"Milhões de crianças na Síria e na região vêem desaparecer o seu passado e o seu futuro", engolidos pelos "escombros e pela destruição provocada pelo conflito que se prolonga", acrescentou, referindo que as crianças enfrentam "perigos terríveis, são mortas, mutiladas e ficam órfãs devido ao conflito".
Mais de 70.000 pessoas morreram na Síria desde o início do conflito, que começou há dois anos.
Embora sem números concretos, a UNICEF lembrou que há crianças entre os milhares de mortos, assim como há crianças mutiladas, vítimas de violência sexual, tortura, detenções arbitrárias e menores recrutados como soldados.
"Inúmeras crianças sofrem o trauma psicológico de ver morrer familiares, de ser separados da família, de viver aterrorizados pelos bombardeamentos constantes", disse Lake, acrescentando que o acesso a água potável, a saneamento adequado e a cuidados de saúde está cada vez mais difícil." Lusa,12/03/13
/
É no Sul do Mundo que cresce a economia
"O PNUD define o Norte como "o Ocidente". Os outros países de grande crescimento, mesmo que fiquem acima da linha do Equador, pertencem a este novo conceito de Sul, dinâmico e em florescimento. Os países que evoluíram positivamente têm em comum uma posição proactiva no desenvolvimento.O Sul é o novo pólo de desenvolvimento do planeta, diz o Relatório de Desenvolvimento Humano de 2013 do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD). Em 2020, a produção combinada da China, Índia e Brasil, as três maiores economias "do Sul", deverá mesmo ultrapassar a dos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá.
Não é novidade que a categoria “países em desenvolvimento” já não é adequada aos dias de hoje. Entre 1980 e 2010, esses países em desenvolvimento quase duplicaram a sua quota das trocas comerciais internacionais: passaram de 25% para 47% do mercado." Público,!4/03/2013

"A taxa de desemprego deste ano e do próximo , em Portugal, foi revista fortemente em alta pelas Finanças. A taxa deverá atingir 18,2% da população activa este ano e 18,5% no próximo, indicou  Vítor Gaspar.
De acordo com as novas projecções da sétima avaliação da troika, o desemprego parece ir a caminho de 19%, a recessão deste ano será de 2,3% (e não de 1% como se dizia há três meses), o investimento vai afundar 7,6% e as exportações ficarão quase estagnadas, em 0,8% em 2013.
O défice deste ano foi flexibilizado para 5,5%, para 4% em 2014 e 2,5% em 2015, indica o novo quadro da avaliação externa e das Finanças."Dinheiro vivo,15/03/13

Milhares de manifestantes exigem a demissão do Governo
"Milhares de funcionários públicos de todo o país e de vários sectores desceram, ontem, a Avenida da Liberdade gritando palavras de ordem a exigir o fim da política de austeridade e a demissão do Governo."DN,15/03/13

Sem comentários:

Enviar um comentário