sábado, 15 de dezembro de 2012

Prémio Pessoa para Richard Zenith


"Richard Zenith foi distinguido, esta sexta-feira, com o Prémio Pessoa, com o valor pecuniário de 60 mil euros. Zenith tornou-se "cidadão de Portugal por dedicação e louvor a uma obra, a de Fernando Pessoa", disse o presidente do júri Francisco Pinto Balsemão.
O anúncio foi feito pelo presidente do júri, logo após a reunião dos jurados para apreciar as diferentes candidaturas, no Palácio de Seteais.
Pinto Balsemão justificou a escolha, dizendo que Richard Zenith é um "estudioso e investigador da obra e figura de Fernando Pessoa. Richard Zenith tem posto o conhecimento acumulado ao longo de décadas ao serviço disciplinado e metódico de uma paixão".
Richard Zenith, um dos maiores especialistas na obra de Fernando Pessoa, é natural de Washington DC, com licenciatura em Letras na University of Virginia.Viveu na Colômbia,  no Brasil e em França antes de se radicar em Lisboa, em 1987. Trabalha, em regime de 'freelancer' como escritor, tradutor, investigador e crítico, indica uma breve biografia publicada no Instituto de Estudos sobre Modernismo, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Richard Zenith foi curador da exposição "Fernando Pessoa: Plural como o Universo", que esteve patente na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Tem uma vasta obra publicada sobre o poeta português, sendo da sua autoria traduções de " O Livro do Desassossego "(1998; 7.ª ed., 2007), "Poesia de Alberto Caeiro"(eds. Fernando Cabral Martins & R. Zenith, 2001) ou "Obra Essencial de Fernando Pessoa ", em 7 volumes (2006-07).
Além de Pinto Balsemão, integraram o júri deste ano, Fernando Faria de Oliveira, António Barreto, Clara Ferreira Alves, Diogo Lucena, Eduardo Souto de Moura, João Lobo Antunes, José Luís Porfírio, Maria de Sousa, Mário Soares, Miguel Veiga, Rui Magalhães Baião, Rui Vieira Nery e Viriato Soromenho-Marques.
O historiador José Mattoso foi o primeiro distinguido com este galardão, também entregue, entre outros à pianista Maria João Pires, ao poeta Herberto Helder, ao compositor Emanuel Nunes, ao constitucionalista Gomes Canotilho e, o ano passado, ao ensaísta Eduardo Lourenço." Fonte: JN e DN

Sem comentários:

Enviar um comentário