sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Pintar o Mar


"Mar
 Metade da minha alma é feita de maresia."
  Sophia de Mello Breyner Andresen, " Atlântico," in  " Mar", Ed. Caminho



Exposição " As Idades do Mar"

O mar é o tema central da exposição que o Museu Calouste Gulbenkian apresenta desde o dia 26 de Outubro, na Galeria de Exposições Temporárias da Fundação, conforme já noticiámos. A exposição desenvolve o conceito que dá título ao projecto em seis secções distintas: A Idade dos Mitos; A Idade do Poder; A Idade do Trabalho; A Idade das Tormentas; A Idade Efémera; A Idade Infinita.

Van Goyen, Lorrain, Turner, Constable, Friedrich, Courbet, Boudin, Manet, Monet, Signac, Fattori, Sorolla, Klee, De Chirico, Hopper, são alguns dos 89 autores presentes na exposição com obras de superior qualidade. Também a pintura portuguesa, através de Henrique Pousão, Amadeo de Souza-Cardoso, João Vaz, Maria Helena Vieira da Silva e Menez, entre outros, contribui para esta abordagem exaustiva e por vezes inesperada de um motivo tão fascinante – e simultaneamente com especial significado na história e cultura portuguesas.
Para  motivar e antecipar a visão dessa exposição, poderá ver, aqui,  algumas imagens que foram divulgadas pelo Jornal Público.
Fotogaleria: 400 anos a pintar o mar. Gulbenkian, Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário