segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Saia do escuro


Consumo de anti-depressivos em Portugal subiu 7,1%
Os portugueses compraram mais 329 mil unidades de anti-depressivos nos primeiros oito meses deste ano que em igual período de 2011, o que representa uma subida de 7,1 por cento, revelam dados de uma consultora farmacêutica.
Entre Janeiro e Agosto de 2012 já foram vendidas em Portugal quase cinco milhões de unidades de anti-depressivos (4.970.062), mais 329.292 unidades - ou 7,1 por cento - do que em igual período do ano passado (4.640.770), segundo dados revelados à agência Lusa por ocasião do Dia Europeu da Depressão, que hoje se assinala.
Segundo a consultora IMS Health, entre Janeiro e Agosto de 2010 foram vendidas um total de 4.573.778 unidades.
Um estudo da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM), divulgado na semana passada, revela, por sua vez, que um em cada quatro dos portugueses admite já ter sofrido de depressão.
Na opinião dos portugueses, a melhor opção para tratamento da depressão é o acompanhamento psicológico/psicoterapia (35%) e os medicamentos anti-depressivos (34 por cento), estes últimos conhecidos por 91 por cento da população, mas ainda vistos de uma forma muito negativa.
Relativamente às causas da doença, 96% dos inquiridos no estudo acreditam que a crise fez aumentar os casos de depressão em Portugal. Contudo, os problemas familiares e financeiros continuam a ser apontados como sendo as principais causas.
A propósito do Dia Europeu, que este ano é dedicado ao tema «Depressão em meio laboral», a psiquiatra Lucinda Bastos, do SPPSM, lembra que na população laboral, como na população geral, a depressão é duas vezes mais frequente nas mulheres do que nos homens.
Em Portugal estão previstas várias iniciativas para assinalar a efeméride. Em Lisboa, Matosinhos, Faro, Évora e Coimbra, por exemplo, será lançada, em simultâneo, a nova campanha nacional sob o mote «Saia do escuro. A depressão tem tratamento».
Lusa/SOL

2 comentários:

  1. ...A depressão tem tratamento, embora algumas formas de depressão possam não ter cura.
    O que não apresenta melhoras é a etiologia de muitas dessas depressões, especialmente da elevada incidência de (novas) depressões, a grave situação política e economico-financeira dos portugueses, do povo português de um modo geral!

    ResponderEliminar
  2. Tenho depressão, desde os meus 20 anos. Comecei pelo medo e ansiedade. A minha infância e genética, influênciam-me. Aprendi a ter medo e a ficar por baixo, incutiram-me isso. Agora a tristeza e outros sintomas são frequentes. Já frequentei todos os especialistas, medicaram-me e fiz psicoterapia. Mas sou sempre deprimido. Vivo com isto, mas não é fácil. Que Deus me acuda e aos que sofrem como eu.

    ResponderEliminar