sábado, 29 de setembro de 2012

As rochas de Marte

Rochas encontradas em Marte e as similares terrestres 
«Curiosity encontra pedras moldadas por correntes de águaInvestigadores estudaram as imagens do interior da cratera Gale.
Rochas moldadas por correntes de água que existiram à superfície de Marte foram encontradas, pela primeira vez, pelo rover Curiosity, da NASA. Missões anteriores ao 'Planeta Vermelho' tinham já detectado fortes indícios da presença de água, mas só agora se encontraram este tipo de evidências.
Os tamanhos e formas das pedras dão pistas sobre a velocidade a que a água fluía à superfície e também sobre a sua profundidade.

Tendo em conta o tamanho das pedras, podemos dizer que a água se movia a 0,9 metros por segundo. A profundidade podia ser até aos tornozelos de uma pessoa ou mesmo até à anca”, explicou William Dietrich, da Universidade de Califórnia em Berkeley, um dos investigadores principais da missão.
Para obterem esses resultados, os investigadores estudaram as imagens que o Curiosity fez das rochas do interior da cratera Gale. Foram utilizadas fotografias tiradas nos afloramentos rochosos Link e Hottah, situados na base da parede da cratera (que tem mais de 5 mil metros de altitude).
Especula-se muito e há várias teorias sobre os canais de Marte. Esta é a primeira vez que realmente vimos pedras que foram transportadas por água. Já não estamos a especular sobre os sedimentos, estamos sim a observá-los directamente”, diz o investigador.
Os cientistas não conseguem precisar a idade exacta das rochas nem quando estes riachos correram, mas“terão vários milhares de milhões de anos”, indica John Grotzinger, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech).
O Curiosity está em Marte para estudar o potencial de habitabilidade do planeta. Um rio de grandes dimensões poderia proporcionar um ambiente habitável. “Ainda que esta não seja a zona em que mais apostávamos para detectar material orgânico, acredito que já encontrámos o primeiro sítio potencialmente habitável”».2012-09-28, in " CiênciaHoje"

1 comentário:

  1. Um "Post" interessantíssimo sobre as Rochas do planeta Marte!... Um achado científico precioso, inserido em "Livres Pensantes". Em tempos, tempos próximos, o futuro passará por Marte. Falta só marcar a "hora"!...

    ResponderEliminar