sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Ano do Brasil e de Portugal



Ano de oportunidades
O mês de Setembro marca o início de uma grande celebração das relações fraternas entre Brasil e Portugal. Hoje, dia 7, tem início a realização simultânea do Ano do Brasil em Portugal e do Ano de Portugal no Brasil.
Será, sem dúvida, um ano repleto de oportunidades valiosas para actualizar nosso conhecimento recíproco e promover uma visão moderna e sofisticada dos dois países. Será, em suma, um ano para abrir caminho a novas frentes de intercâmbio cultural, comercial e científico, além de estimular o turismo nas duas direcções.
A programação do Ano do Brasil abrangerá diversas cidades portuguesas e privilegiará a diversidade da produção cultural brasileira contemporânea. Os eventos previstos contemplam ampla gama de manifestações artísticas, das mais tradicionais (literatura, artes plásticas, teatro, música, cinema e dança) às mais modernas (design, moda e gastronomia). No sentido inverso, o Ano de Portugal será também excelente oportunidade para fazer conhecer no Brasil a qualidade e o dinamismo da produção cultural portuguesa, além de levar aos brasileiros uma visão do Portugal moderno.
As festividades não se restringem, porém, à dimensão cultural. Estão também previstas iniciativas voltadas à expansão dos negócios, incluindo seminários, missões empresariais, bem como o lançamento de estudos e guias para o incremento do comércio. Serão abordados temas inovadores, como a economia criativa, a sustentabilidade e o empreendedorismo feminino. O engajamento das empresas será de grande importância para forjar novos contatos transatlânticos e traduzir em negócios efectivos o grande potencial de crescimento do comércio e dos investimentos bilaterais.
Também no domínio da Ciência e da Tecnologia estão previstos encontros, palestras e ‘workshops', com destaque para áreas estratégicas como a nanotecnologia e a biotecnologia, inclusive com a possibilidade, em estudo, de criação de um laboratório luso-brasileiro na cidade de Cantanhede. Ressalte-se que, para além de criar novas oportunidades de crescimento económico, o adensamento de nossa cooperação em C&T poderá propiciar renovada projecção internacional à língua portuguesa, agora como vetor de produção científica e de capacitação técnica. Surge daí, com muita propriedade, a ideia de criação de um prémio luso-brasileiro para nossos cientistas, engenheiros ou pesquisadores.
O estímulo ao turismo é resultado natural dessa maior visibilidade mútua. Para além do turismo histórico e sentimental, interessa também atrair visitantes em segmentos como o turismo ecológico e de aventura, de eventos culturais e de compras. Sobre este último, caberia destacar a iniciativa em curso de confecção de um abrangente guia de compras em Lisboa, com o objectivo de canalizar para Portugal o crescente fluxo de brasileiros à procura de boas ofertas. Por fim, uma maior cooperação na área do turismo propiciará benefícios recíprocos no que se refere às técnicas de gestão e à formação de recursos humanos do sector, inclusive tendo em vista a realização no Brasil, em 2014, da Copa do Mundo de Futebol e, em 2016, dos Jogos Olímpicos.
Não tenho dúvidas de que a celebração conjunta do Ano do Brasil em Portugal e do Ano de Portugal no Brasil representará ocasião muito oportuna para nos conhecermos mais de perto e para dotarmos as nossas relações de uma dimensão económica e tecnológica cada vez mais relevante.
Estejam, portanto, abertas as festividades! 
Mario Vilalva, Embaixador do Brasil em Portugal, in Jornal Económico, 7/09/2012


Começa o ano luso-brasileiro

"Rio - Abraçados pelo idioma, Brasil e Portugal vão celebrar a cultura dos dois países em 277 dias de festa que vão de 7 de Setembro, data da independência verde-amarela, a 10 de Junho de 2013, Dia de Portugal.
Um dos pontos altos é um amistoso entre as selecções ano que vem, no Engenhão. O Ano de Portugal no Brasil chega ao Rio dia 12 de setembro. A cantora de fado Mariza encontra Milton Nascimento no Theatro Municipal e a 7 de Setembro, em Brasília, com Roberta Sá.
O festival trará grandes nomes da música, teatro, artes plásticas, ciência e gastronomia. “O evento vai dar oportunidade de atualizar a imagem de Portugal aqui. Entre os países, há personagens e estereótipos ultrapassados. Vamos mostrar um país jovem, com vasto patrimônio cultural e histórico”, declarou o comissário de Portugal no Brasil, Miguel Horta e Costa.
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, ressaltou a importância do festival: “Criamos imagens ultrapassadas. Mas começar o evento no dia da nossa Independência e fazer esse intercâmbio mostra uma renovação desses laços. Temos de manter uma nova relação com Portugal.”
Com R$ 7 milhões de orçamento, o Brasil levará a Portugal artistas como Elba Ramalho, Gilberto Gil e Martinho da Vila. No teatro, Bibi Ferreira e Marília Pêra também representarão a arte brasileira.
A estreia da programação brasileira será no dia 21 de setembro, em Lisboa, com show de Ney Matogrosso. Outras cidades já confirmadas são Porto, Guimarães, Coimbra, Sintra e Faro. As apresentações serão feitas em museus, teatros e praças. Em espaços abertos, serão gratuitas, as demais terão preços abaixo de 10 euros.
No Rio
- Exposição de Vieira da Silva, artista que manteve profundos laços com o Brasil — onde viveu —, entre dezembro e março de 2013, no Museu de Arte Moderna (MAM).
- Mostra de pintura, desenho e obra de cerâmica dos irmãos Columbano e Rafael Bordallo Pinheiro, de outubro a janeiro, no Museu Nacional de Belas Artes.
- Exposição de Rui Chafes, artista expoente da atual geração portuguesa, de novembro a dezembro, no MAM.
- Presença no Festival do Rio, com produções de cineastas lusos.
- Música erudita com a Orquestra Gulbenkian."
Por Paloma Savedra, in “ O Dia” em 18/07/2012 - 23:35, Brasil

                   Ano do Brasil em Portugal 2012.2013


2 comentários:

  1. Brasil e Portugal agora e sempre. Países que têm um passado que foi comum e que falam a mesma Língua. Países que tentam partilhar nas mais diversas vertentes o saber e a experiência tecidos ao longo de muitas décadas. Países que se alternam em etapas de maior emigração e se acolhem mutuamente.
    Celebração espalhada por um ano que já tardava.

    ResponderEliminar
  2. O Brasil foi sempre uma casa Portuguesa, uma casa de portugueses. Portugal acolheu sempre o Brasil e todos os seus filhos. Nas horas boas e nas horas menos boas, os dois países foram sempre porto de abrigo, refúgio querido de paz e de vida! Continuemos...

    ResponderEliminar