segunda-feira, 2 de julho de 2012

Nuno de Figueiredo, venceu Prémio Literário Miguel Torga


“A obra "Vida e Sombra", de Nuno de Figueiredo, venceu a edição 2012 do Prémio Literário Miguel Torga - Cidade de Coimbra, atribuído de dois em dois anos, anunciou hoje a autarquia.
O livro galardoado com o prémio é "uma narrativa no sentido clássico. A acção situa-se na última fase do Estado Novo, em Portugal, deslocando-se depois para Angola, e explora a biografia de um futuro escritor no contexto social da época", refere o departamento de Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, em nota de imprensa.
O júri, composto por Eloísa Alvarez, Henrique Madeira, Rui Namorado (Associação Portuguesa de Escritores), Maria José Azevedo (vereadora com o pelouro da Cultura) e presidido por Ricardo Rodrigues, chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, em representação deste, decidiu distinguir, "por unanimidade", a obra "Vida e Sombra", que vai agora ser editada.O escritor Nuno de Figueiredo é natural de Coimbra, cidade onde nasceu em 1943 e onde reside e trabalha. É licenciado pelo Instituto Superior Técnico. Publicou em 1985 o seu primeiro livro de poemas, O Desencanto em Canto (edição de autor) e, em 2002, o seu último romance, Os Sinos de São Bartolomeu (Temas e Debates), tendo voltado à poesia em 2003 com A Única Estação (Quasi). Pelo meio ficam cerca de três dezenas de outras obras poesia, contos, romances, várias das quais distinguidas com prémios literários. Escreve para jornais e revistas literárias e está representado em diversas antologias. A Ilha de Arcangel foi distinguido, em 2005, com o prémio Vasco Branco.O Prémio Miguel Torga - Cidade de Coimbra é atribuído bienalmente, quando da realização das Festas da Cidade e da Rainha Santa Isabel.O autor apresentará o livro Terça-feira, pelas 18:00, na Biblioteca Municipal de Coimbra, antecipando a entrega do prémio, que se efetuará durante a sessão solene comemorativa do Dia da Cidade, Quarta-feira, 04 de Julho, no salão nobre da autarquia. “ Agência Lusa

1 comentário:

  1. "Vida e Sombra" reflecte logo no título que a nossa vida se acompanha sempre com maior quantidade de sombras, que de luz!... O nosso apreço ao autor Nuno de Figueiredo!

    ResponderEliminar