terça-feira, 17 de julho de 2012

A Música de Todos


"A Orquestra Todos edita no dia 23 o primeiro álbum, que é uma fotografia de um projecto português multicultural com músicos profissionais e de rua, que nasceu há quase um ano no Largo do Intendente, em Lisboa.
“Intendente", que será apresentado no dia 20 na Fundação Calouste Gulbenkian, é o resultado da união de mais de uma dezena de músicos em torno de uma ideia de riqueza musical e étnica de Lisboa.
A Orquestra Todos nasceu no verão passado, replicando na capital portuguesa um projecto italiano, a Orchestra di Piazza Vittorio, e teve a estreia ao vivo a 11 de Setembro passado, no Largo do Intendente, no âmbito do Festival Todos, em Lisboa.
Dela fazem parte o maestro e o director musicais da orquestra italiana, Mario Tronco e Pino Pecorelli, à frente de músicos profissionais, como Francesco Valente e João Gomes, e músicos amadores, de rua, de várias nacionalidades, que vivem em Lisboa.
A música que resulta desta fusão étnica e cultural "rompe qualquer esquema musical ao qual não estamos habituados. Cada vez que voltamos a ouvir as músicas ficamos surpreendidos com a diversidade", disse à agência Lusa Giacomo Scalisi, responsável pelo conceito português da Orquestra Todos.
"Intendente" tem 12 músicas, entre originais e reinterpretações de repertório popular e tradicional, cantadas em várias línguas, e nas quais coabitam a cítara, o djembe e a kalimba, a guitarra, o baixo elétrico, assim como a música brasileira, portuguesa, romena e indiana."
Texto da Agência Lusa, publicado por Patrícia Viegas, in DN, 16/07/2012

1 comentário: