quarta-feira, 4 de julho de 2012

À espera da " partícula de Deus"


"Os físicos têm uma enorme expectativa em relação ao anúncio que vai ser feito esta manhã sobre o bosão de Higgs. A existência da chamada ‘partícula de Deus’ poderá ser confirmada pelo centro europeu de investigação nuclear, o CERN.
Qualquer que seja o anúncio, a imagem que os físicos têm do mundo vai ser condicionada pela descoberta do CERN. Em causa está a partícula subatómica que pode ajudar a explicar as origens do universo e que ocupa os físicos desde os anos 1960.
O teórico John Ellis, físico envolvido nos estudos, disse: "Descobrimos algo que é consistente como sendo um Higgs". Segundo o director de Pesquisa e Computação do CERN, Sérgio Bertolucci, “os dados recolhidos deverão permitir ver se as tendências observadas em 2011 se confirmam ou desaparecem. São momentos bastante excitantes os que vivemos agora”.
O “modelo padrão” dá uma visão extraordinariamente precisa da matéria que constitui o Universo visível e as forças que governam o seu comportamento, mas existem boas razões para acreditar que esta poderá não ser a história toda. Por exemplo, a partir das observações efectuadas, sabe-se que o universo visível corresponde a apenas quatro por cento de todo o que parece existir. " baseado na Imprensa escrita

1 comentário:

  1. Descoberta importantíssima no mundo da Física! Parabéns a toda a equipa, porque são físicos, cientistas portugueses, que estão à frente deste projecto! Em especial ao chefe major da equipa, o cientista do CERN, João Varela!... Abraço e felicitações, João!

    ResponderEliminar