domingo, 10 de junho de 2012

Ao Domingo Há Música


"- Formosa , filha minha, não temais
Perigo algum nos vossos Lusitanos,
(...)
Que eu vos prometo, filha, que vejais
Esquecerem-se Gregos e Romanos(...)"
(...)
"Esta é a ditosa Pátria minha amada,
À qual se  o Céu me dá que eu sem perigo
Torne , com esta empresa já acabada,(...)" Luís de Camões, in" Lusíadas, Canto II e Canto III" Tipografia de L.C.da Costa,Costa do Castelo,1860


"Nem rei nem lei, nem paz nem guerra,
Define com perfil e ser
Este fulgor baço da terra
Que é Portugal a entristecer-" Fernando Pessoa, in "Nevoeiro (III- Os Tempos)", in "Mensagem" , Edições Ática

"Fernando Pessoa não elimina Camões, como não elimina Camilo Pessanha ou Antero – mas provoca um reajustamento da figura do grande épico e lírico na ordem das coisas sempre móvel e reajustável, que é a literatura portuguesa. Camões é ainda Camões mas já não é exactamente o mesmo Camões depois da entrada em palco de Pessoa com a sua Mensagem e não só. Nenhuma grande obra do passado é imune ao deflagrar de energias novas. Mas não é correcto dizer que estas energias actuam fatalmente em sentido pernicioso ou mesmo destrutivo. Modificam mas não destroem. E podem até exaltar." Eugénio Lisboa, in "Pedagogia do Segundo Modernismo"  .

Portugal  não tem imunidade à rugosidade do Tempo. As marcas de um passado deram-lhe apenas uma senha que  viabiliza um perfil e uma narrativa. O devir necessita de novas actuações e de outros gestos que façam emergir o fulgor de todos nós, num  Portugal livre e coeso.
E porque neste Domingo se celebra o 10 de Junho e porque "Senhor, falta cumprir-se Portugal !", ouçamos  Dulce Pontes dando voz a Fernando Pessoa em " Mar Português, I. O Infante" ( "Mensagem")  e Amália cantando Camões.


"Dois poemas de Luiz Vaz de Camões cantados por Amália Rodrigues e musicados por Alain Oulman, "Com Que Voz" de 1969 e "Dura Memória" de 1962, esta última foi editada no album "AMÁLIA 63" pela editora francesa Ducretet-Thomson e também incluida no album "AMÁLIA FOR YOUR DELIGHT" em 1963. Foi originalmente gravada durante as sessões de gravação do album "BUSTO" de 1962, mas não chegou a ser incluida no alinhamento desse album . Em Portugal foi apenas editada no polémico EP (disco vinyl 45 rpm) "AMÁLIA CANTA LUIS DE CAMÕES" em 1962, mas depressa retirado do mercado. Já o tema "COM QUE VOZ" foi editado em 1970 num album que leva o mesmo titulo, considerado a obra-prima de Amália."

1 comentário:

  1. Boas escolhas para o comemorar mais um 10 de Junho! Fernando António Nogueira P.... "este país hoje (novamente) a entristecer"!...

    ResponderEliminar