quinta-feira, 3 de maio de 2012

«Open Mind» para Manoel de Oliveira


'Terezinha' entrega «Open Mind» a Manoel de Oliveira

O realizador mais velho do mundo em actividade – o portuense Manoel de Oliveira – vai receber o prémio Open Mind das mãos de Fernanda Matos, a famosa Terezinha, personagem principal da sua primeira longa metragem de ficção «Aniki Bobó» (1942).
Esta distinção, atribuída anualmente pela ALTEC - Associação de Laserterapia e Tecnologias Afins, será entregue durante a V Gala da Ciência que terá lugar a 26 de Maio no Casino da Figueira da Foz.
Exactamente 70 anos depois de ter sido rodado um dos mais acarinhados filmes portugueses de sempre, na Ribeira do Porto, o realizador e a 'Terezinha' reencontram-se na Figueira, a propósito deste prémio que assinala também o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações, que se comemora este ano.
Manoel de Oliveira, nascido a 11 de Dezembro de 1908, é o exemplo de uma mente activa. O seu trabalho rigoroso e criativo influenciou (e continua a influenciar) gerações de cineastas. Começou a fazer cinema ainda na época do mudo («Douro Faina Fluvial», de 1931), depois de ter sido atleta e piloto de automóveis, e, desde os anos 80 realiza, em média, um filme por ano.
Este ano está prevista a estreia de duas novas obras «A Igreja do Diabo», co-produção luso-brasileira baseada em contos de Machado de Assis, e «O Gebo e a Sombra», uma adaptação da peça homónima de Raul Brandão.
O prémio Open Mind conta com o patrocínio da Action Coach Porto. in " CiênciaHoje"em 30/04/2012

1 comentário:

  1. Manuel de Oliveira, cineasta, uma das nossas glórias vivas, a trabalhar ainda aos 104 anos que se aproximam daqui a pouquíssimos meses!... O êxito, a apoteose, o reconhecimento público não surgiram cedo na sua vida, mas chegaram a tempo, a um tempo sobejante, e encheram o país,a Europa e o resto do mundo no que respeita à Arte Cinematográfica. Lúcido, actuante, imaginativo, sempre operante! Quando se olha por aí tanta gente a querer reformar-se mais cedo, a pararem as suas actividades o mais precocemente possível, eis o grande e extraordinário exemplo de Manuel de Oliveira que nunca quis ouvir falar disso a que chamam "reforma", porque reforma é começar a morrer aos poucos na ilusão que descansamos, esperando o eterno descanso descansado. Manuel de Oliveira continua a ser um Exemplo para todos nós.

    ResponderEliminar