domingo, 13 de maio de 2012

Ao Domingo Há Música

A versatilidade do talento de Bernardo Sassetti tocava a genialidade. Do jazz ao Fado, da música clássica ao cinema, do improviso ao trabalho partilhado, a execução era sempre perfeita numa entrega comovida, cativa e total.
A grandeza de um homem não se mede, constrói-se. Sassetti não só a construiu como a  alicerçou  para sempre. Confidenciava  que as ideias eram demasiadas a atropelar-se para não estar sempre a pensar em registar umas e passar a outras. E foi  por isso que produziu uma grande  obra  de qualidade afirmada, apesar de uma vida tão curta. 
"Bernardo Sassetti nasceu a 24 de Junho de 1970 e faleceu esta Quinta-Feira, 10 de Maio de 2012. Tinha 41 anos. Era o filho mais novo de Sidónio de Freitas Branco Pais e de Maria de Lourdes da Costa de Sousa de Macedo Sassetti, bisneto de Sidónio Pais e sobrinho neto de Luis da Costa Freitas Branco, um dos maiores compositores portugueses ( talvez o maior) do século XX. Iniciou os estudos de piano clássico aos nove anos, tendo frequentado também a Academia dos Amadores de Música. Como compositor destacam-se no seu percurso obras como as suites “Ecos de África”, “Sons do Brasil” ou “Entropé”. O seu primeiro trabalho, como líder, foi “Sassetti”, de 1994, que contava com a participação de Paquito D’ Rivera. O segundo álbum, “Mundos”, saiu em 1996. O álbum “Nocturno” de 2002, ou os mais recentes, “Indigo” e “Livre”, são outros das suas várias  gravações de piano solo para a Editora Clean Feed.
O cinema, tal como a fotografia, era outra das suas grandes paixões, não surpreendendo que tenha composto muito para cinema. “Alice” de Marco Martins, “A Costa dos Murmúrios” de Margarida Cardoso, “Facas e Anjos” de Eduardo Guedes ou “Maria do Mar” de Leitão Barros foram alguns dos filmes para os quais compôs música." ( Fonte: Público)
Neste Domingo, ficam  os sons do piano pelas mãos de Bernardo Sassetti, um grande músico português, num medley, " Sonhos & Promessas" , de 2008, no Festival de Jazz, em Setúbal.

1 comentário:

  1. A notícia colheu-nos de surpresa. Impensável!... A morte roubou-nos um grande compositor do nosso tempo, um homem da Música, tida como Arte eterna, Alguém de quem havia tanto, tanto a esperar!... Palavras comuns, palavras simples e nossas, em homenagem a um artista fora do comum!
    A música, com criação genial de Bernardo Sassetti, continua.

    ResponderEliminar