sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Prémio Vergílio Ferreira para José Gil

«José Gil foi o escolhido para a atribuição do Prémio Vergílio Ferreira 2012. Filósofo, ensaísta e professor universitário, José Gil recebe este prémio devido à relevância do seu pensamento, “contributo singular para uma reflexão profunda sobre a identidade do Portugal contemporâneo”. A cerimónia de entrega decorre a 1 de Março, data da morte de Vergílio Ferreira, na Sala dos Actos da Universidade de Évora.
Considerado pelo “Le Nouvel Observateur” como um dos 25 grandes pensadores do Mundo, José Gil é licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras de Paris, na Universidade da Sorbonne. Coordenou o departamento de Psicanálise e Filosofia da Universidade de Paris VIII em 1973. Leccionou Estética e Filosofia contemporânea na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, bem como no Colégio Internacional de Filosofia de Paris e na Universidade de São Paulo.
Em 2004 publicou “Portugal, Hoje. O Medo de Existir”, a sua primeira obra escrita directamente em português. O livro fala do quotidiano de uma forma simples e acessível. Publicou diversas obras sobre temas tão diversos como Salazar, Fernando Pessoa, a Córsega, o corpo ou “O Principezinho”, de Saint-Exupéry.
O nome de José Gil foi reconhecido pelo júri, presidido pelo Prof. José Alberto Machado, da Universidade de Évora e composto pelo director do Departamento de Linguística e Literaturas da UE, Prof. Fernando Gomes, pelo Prof. José Augusto Bernardes, da Universidade de Coimbra, pelo Prof. Mário Avelar, da Universidade Aberta e pelo crítico literário Prof. Antonio Saéz Delgado.
O prémio Vergílio Ferreira foi criado em 1997 com o objectivo de homenagear o escritor que lhe dá o nome, Vergílio Ferreira, e premiar o conjunto da obra de escritores portugueses relevantes no âmbito da narrativa e do ensaio. Atribuído pela primeira vez a Maria Velho da Costa e, em 1998, a Maria Judite de Carvalho que, a título póstumo, recebeu esta homenagem da Universidade de Évora, seguida de:
Mia Couto em 1999
Almeida Faria em 2000
Eduardo Lourenço em 2001
Óscar Lopes em 2002
Vítor Aguiar e Silva em 2003
Agustina Bessa-Luís em 2004
Manuel Gusmão em 2005
Fernando Guimarães em 2006
Vasco Graça Moura em 2007
Mário Cláudio em 2008
Mário de Carvalho em 2009
Luísa Dacosta em 2010
Maria Alzira Seixo em 2011»

Sofia Ascenso, publicado em UELINE, em 16.02.2012

1 comentário:

  1. Vergílio Ferreira, que circulou toda a sua vida à volta da filosofia, e a sua obra o demonstra, em especial em "Espaço Invisível", em "Nítido Nulo", gostaria de saber - se fosse ainda vivo... - que o filósofo José Gil tinha sido o escolhido como vencedor de um Prémio com o seu nome. Temos a convicção de tal, pelo que dele conhecemos pessoalmente. Só um senão!... Vergílio era avesso a Prémios. Mesmo quando era ainda um desconhecido, como escritor, em 1959 obtém o Prémio "Camilo Castelo Branco" com o seu eterno livro "Aparição". E... Apenas lembrar... - para os mais esquecidos... - que o sucedido, então, foi uma espantosa surpresa para o Vergílio, e o facto não agradou ao Regime de Salazar, que atravessava nesses anos uma fase de grande convulsão! E o pior para o Regime do Estado Novo ainda estava - por esse tempo - para surgir!... Muitos parabéns a José Gil!

    ResponderEliminar