terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Cantiga do Batelão



Se me visses morrer
os milhões de vezes que nasci

Se me visses chorar
os milhões de vezes que te riste...

Se me visses gritar
os milhões de vezes que me calei...

Se me visses cantar
os milhões de vezes que morri
e sangrei...

Digo-te irmão europeu
havias de nascer
havias de chorar
havias de cantar
havias de gritar

E havias de sofrer
a sangrar vivo
milhões de mortes como Eu !!!
José Craveirinha, in "Xigubo", Edições 70,Lisboa, 1980

José Craveirinha nasceu em Maputo a 28 de Maio de 1922 e faleceu na República da África do Sul a 6 de Fevereiro de 2003.Escritor, poeta, contista, jornalista foi o primeiro Presidente da Associação de Escritores Moçambicanos.Esteve preso pela Pide, de 1965 a 1969, com Malangatana e Rui Nogar, entre outros, na célebre Cela 1. 
Tem uma abundante obra publicada e é considerado um dos grandes poetas de África e da Língua Portuguesa. Em 1991, recebeu o mais alto galardão literário português, o Prémio Camões.
“Escrever poemas, o meu refúgio, o meu país também. Uma necessidade angustiosa e urgente de ser cidadão desse país, muitas vezes altas horas da noite." José Craveirinha em notas autobiográficas

2 comentários:

  1. Falar de José Craveirinha, poeta maior dessa grande nação que é Moçambique?!... Excusado. Ele próprio se impõe como o maior poeta moçambicano dos tempos modernos. Apenas, acrescentar - para quem não saiba... - que josé Craveirinha tem origens algarvias, embora nascido em Maio de 1922, em Maputo, Moçambique. O pai era português, nascido no Algarve, em Aljezur. Emigrou para África muito cedo e por lá fez todo o resto da sua vida na pátria de Malangatana... Da ligação com uma moçambicana, nasceu o José, o poeta, que nutriu sempre - enquanto viveu - um certo carinho por Portugal, em especial pelo Algarve, que chegou a vir conhecer. Ainda ficou hospedado 2 a 3 dias -pelo que sei- em Ajezur, em Montes Clérigos. José Craveirinha, um poeta, um coração a unir duas Pátrias, dois países irmãos.

    ResponderEliminar
  2. Qual e o assunto tratado no texto

    ResponderEliminar