domingo, 29 de janeiro de 2012

Ao Domingo Há Música

Aproveitar o tempo!
Ah, deixem-me não aproveitar nada!
Nem tempo, nem ser, nem memórias de tempo ou de ser!...
Deixem-me ser uma folha de árvore, titilada por brisa,
A poeira de uma estrada involuntária e sozinha,
O vinco deixado na estrada pelas rodas enquanto não vêm outras,
O pião do garoto, que vai a parar,
E oscila, no mesmo movimento que o da alma,
E cai, como caem os deuses, no chão do Destino.
 

  Álvaro de Campos, in “Poesias de Álvaro de Campos.Fernando Pessoa.”     
  Lisboa, Edições Ática 

O Domingo é sempre  tempo  de dar às palavras a forma que o tempo exige. E para este último Domingo de Janeiro são  as  palavras de Fernando Pessoa como Álvaro de Campos que podem  ilustrar a extraordinária peça musical de Hans Zimmer, "Time" .

4 comentários:

  1. Aproveitar o tempo!
    Mas o que é o tempo, que eu o aproveite?
    Aproveitar o tempo!
    Nenhum dia sem linha
    (…)
    Aproveitar o tempo!
    Tirar da alma os bocados precisos - nem mais nem menos -
    Para com eles juntar os cubos ajustados
    Que fazem gravuras certas na história.
    Álvaro de Campos
    Magnífico poema de Álvaro de Campos que legenda muito bem esta também fantástica melodia de Zimmer, compositor talentoso de inúmeras bandas sonoras e de grande obra musical.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Aproveitar o tempo"... é ir desenrolar os passos por caminhos por vezes quase inacessíveis, em jeito de aventura, na proximidade e na lonjura, em busca das coisas belas da vida, dos momentos que possam proporcionar olhares, dádiva, apoio, proveito de bem-estar. Não escavacar dentro de nós, "tirando da alma bocados preciosos (?)", mas indagar em outrem as necessidades desse outrem! Sobretudo os outros... A nossa história é construída pelo que fizemos pelos outros!

      Eliminar
  2. Álvaro de Campos, tal como Fernando Pessoa, nunca pediu nada à vida, nem sequer gostava de falar dele, ou da sua poesia, e muito menos do que fazia no âmbito profissional!... Com o Fernado, o mesmo. Nem tempo, nem mais tempo pediu à vida!... Pessoa era a simplicidade no trato, pequenos saltos de alegria, quase infantil, a compostura perfilada. Diz - quem o conheceu em pessoa, fisicamente ... Entre o o fato cinzento ou o preto, pairando naquela mancha de penumbra, entre o fato, a gabardine e o chapéu, um rosto muito claro, lívido, luminoso, com um bigodinho a apontar... Era uma luz!... Contraiu durante a vida uma amizade incondicional com o "Abel", a quem visitava assíduamente...Mas, o "Abel" a que me refiro não era homem, nem amigo, nem familiar. Apenas uma metáfora para esconder um desejo, um desejo líquído, vaporoso, ingerível. Pessoa não chegou aos 50 anos!... Deixou a vida com 47, atormentado por uma dor súbita abdominal, surgida num fim de tarde, que hoje se considera ter sido provocada por um abdomem agudo, originado numa obstrução ou oclusão intestinal, não resolvida no Hospital de São Luís de França desse tempo cirurgicamente e de imediato (não se sabe porquê...)... E, sendo assim, uma obstrução intestinal sem sofrer intervenção operatória, clinicamente muito longe do primeiro diagnóstico que atribuiu a cólica muito forte a uma "crise de fígado", a situação não poderia ter outro desfecho!... E vão passados 77 anos sobre a morte de Fernando Pessoa... O tempo flui!... Até à eternidade?... Todavia, a eternidade é o hoje que vivemos, e igualmente o hoje que Pessoa viveu no seu tempo. Ao redor desta evocação, "The Time"!... Uma bela peça musical de Hans Zimmer, muito bem escolhida.

    ResponderEliminar
  3. HERPES é uma doença séria e recorrente que não pode ser curada através de medicamentos ou injeções por médicos americanos, mas a melhor maneira de lidar com o Herpes é tomando remédios naturais para ervas, tenho um vermelho sobre DR JAMES, o grande médico herbalista que curou do herpes com seu poderoso remédio herbal. Entrei em contato com ele para saber como ele pode me ajudar e ele me disse para nunca se preocupar que ele me ajudaria com as ervas naturais! Depois de dois dias em contato com ele, ele me disse que a cura estava pronta e a enviou para mim via UPS SPEED POST e chegou a mim depois de 4 dias eu usei o remédio como ele me instruiu (MANHÃ E NOITE) e fui curado! É realmente como um sonho, mas estou muito feliz! Para as pessoas que sofrem de herpes e outras doenças, como efeitos do reto, danos no intestino, obstrução intestinal, doença do ovário, câncer, hipotireoidismo, herpes, DPOC, HIV, artrite, doença de Lyme, HPV, infecções, doença hepática, doenças autoimunes, doença de Parkinson, Lúpus, Nefrologia e Hipertensão, Neurologia, Obstetrícia, Ginecologia e Saúde da Mulher, Oncologia, Pediatria, Pulmonar, MIELOFIBROSE AGUDA, sintomas de ALZHEIMER, CÂNCER DE MAMA, DIABETES, PERDA DE CABELO E TRATAMENTO DE CABELO, DOENÇAS RENOVADAS, TRATAMENTO DE LEIDEMIA, TRATAMENTO DE LEIDEMIA
    deve contatá-lo para obter seu remédio herbal, porque sou um testemunho vivo e fui curado de herpes e seu medicamento é legítimo. Enviei o que ele pediu e ele me enviou o remédio que tomei por duas boas semanas e hoje estou aqui com um resultado negativo. Quando fui para o teste, fiquei negativo, muito feliz depois de tomar o medicamento à base de plantas. você pode contatá-lo através do e-mail drjamesherbalmix@gmail.com ou pelo número do whatsapp: +2348152855846

    ResponderEliminar