quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A maior chuva de estrelas de 2011

"A chuva de meteoros Gemínidas, a mais potente do ano, vai alcançar, esta Quinta-feira de madrugada, a sua máxima actividade, podendo ser avistada até Sexta-feira a partir de quase todos os lugares da Terra.
A chuva de estrelas baseia-se naquilo a que vulgarmente chamamos estrelas cadentes e que são restos deixados pelos cometas na sua órbita em volta do Sol em locais que a Terra atravessa periodicamente.
Mas o espectáculo desta semana é diferente, por as partículas espaciais não serem restos de um cometa, mas de um estranho objecto rochoso designado 3200 Faetón, que liberta escombros empoeirados, as chamadas Gemínidas.
A Agência Espacial norte-americana (NASA) desafia os internautas a assistirem esta noite em directo à "chuva de estrelas" através da Internet, pela página "Up All Night with NASA".
Os especialistas da NASA responderão em directo às dúvidas dos internautas desde o Centro Marshall para Voos Espaciais a partir das 23.00 horas locais (04.00 horas de quinta-feira em Portugal continental).
A lua dificultará a observação da "chuva de estrelas", mas se o céu estiver limpo prevê-se que possam ser observadas cerca de 40 Gemínidas por hora."In JN, 14 de Dezembro de 2011

1 comentário:

  1. Fantástico!... Esta chuva de estrelas, de meteoritos, numa panóplia de cores, num espectáculo de luz, feito de um tal rebuscamento que só os pincéis dos grandes pintores sabem colorir, mostrar, cobrir a tela!...
    Renoir!, por exemplo!... Quanto não dá ele a perceber em cada nuance, cada fio de cor, nos seus quadros. E atormentado pelas dores (reumáticas..., sofria de Artrite Reumatóide incurável e incapacitante...) pintou, pintou quase até ao último sopro de vida. Um artista é sempre um artista, até ao fim e continuamente. - V. P.

    ResponderEliminar