quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Abbiamo fame


"Depois, mais do que a dor, venceu a fome." Dante Alighieri in "Inferno, Divina Comédia"

"No inferno os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise." Assim escreveu Dante Alighieri , " il sommo poeta", nascido em Florença em 1265. E foi em Florença por entre ruas inundadas por gentes diversas em busca do esplendor artístico e cultural da cidade que, num canto, um cão disciplinado exibia um insólito letreiro: abbiamo fame. Era o apelo do novo tempo e de outra gente que não tinha escolhido a neutralidade. Ali, onde o passeante se deslumbrava com a marca magnânima de um passado majestoso era, abrupta e estranhamente , desviado e catapultado para um presente real e empobrecido. Era a visão exacta do declínio europeu.
A Europa, onde o homem foi um valor, está em convulsão. E a crise domina tudo e todos. Foi a Grécia a ceder: substituiu o governo pela via económica. Seguiu-se a própria Itália, elevando Prodi sem eleições. E assim vai alastrando a contaminação. A Democracia europeia extingue-se em agónica pressão. São as agências de rating e o eixo franco-alemão que comandam os destinos das nações. Os números exorbitantes traduzidos em milhões de milhões assustam e exigem vassalagem. Colocados em patamares ou em níveis inimagináveis, os países são considerados lixo pelos novos Ditadores. E foi assim que, nestes dias, Portugal ficou LIXO. E foi assim apresentado pelo Governo Português e aprovado, ontem, pelo Parlamento um Orçamento que tanto corta que nem Lixo produzirá.
E porque o grande êxodo da liberdade nos está despossessando e porque as fronteiras económicas nos estão a converter em indiferenciados registos numéricos : abbiamo fame.

2 comentários:

  1. O belo e grande sonho de Jean Monet desfaz-se aos poucos... - Varela Pires

    ResponderEliminar
  2. A neutralidade é sempre incompatível com a vivência do tempo presente, vivenciado e sofrido. V.

    ResponderEliminar